No próximo dia 15 de novembro, às 10h, acontece o lançamento da campanha Prato Cheio de Sonhos. A ação é coordenada pelo Ibase em parceria com doze ONGs do Complexo do Alemão
O objetivo da campanha Prato Cheio de Sonhos é informar sobre a crise alimentar atual que atinge crianças de 0 a 6 anos de idade e garantir recursos para que possam adquirir alimentos de qualidade durante três meses, principalmente durante as festas de final de ano e férias escolares, período em que muitas creches interrompem as atividades. O evento de lançamento será no Centro Cultural Oca dos Curumins, dia 15 de novembro, às 10h, com a presença de mães e responsáveis pelas crianças beneficiadas pela campanha. O endereço é Avenida Itaoca, 2.353, Inhaúma, próximo ao Complexo do Alemão.
Inicialmente, a campanha está voltada apenas para crianças que residem no Complexo do Alemão e que possuem vínculo com algum projeto social. Em parceria com ONGs locais, a campanha identificou 740 crianças de 0 a 6 em situação de insegurança alimentar, o que inclui situações de fome e/ou desnutrição. Para cada uma, será entregue um cartão alimentação, com três recargas mensais de R$150. O período da ação vai de 15 de novembro de 2022 a 15 janeiro de 2023. O total de recursos investido pelo Ibase é de R$333 mil.
“Queremos ampliar a iniciativa para outras áreas onde o Ibase atua, como o Complexo do Borel, na Tijuca; e Jardim Gramacho, em Caxias” – explica Rita Corrêa Brandão, diretora do Ibase. “A fome é sempre grave. Quando ocorre na primeira infância, gera também prejuízos no desenvolvimento psicomotor, menor aproveitamento escolar e uma menor capacidade produtiva na idade adulta. Isso é especialmente triste e urgente para se resolver” – reforça.
As organizações locais parceiras da campanha são: Abraço Campeão, Centro Cultural Oca dos Curumins, Educap, Escola Quilombista Dandara dos Palmares, Instituto Raízes em Movimento, Na Ponta dos Pés, Núcleo de Estimulação Estrela de Maria, Projeto Compartilhar Conhecimento, Projeto Resgatando a Inocência, Jardim Escola Estrelinha, Vidançar e Descolando Ideias. “Esse é um grande diferencial da iniciativa: estabelecemos o diálogo com o território e de forma conjunta estamos definindo todas as ações da campanha” – explica Rita Corrêa Brandão.
A campanha Prato Cheio de Sonhos usa como parâmetro de uma alimentação saudável a cesta básica para a faixa etária de 0 a 6 anos, elaborada pelo CT Covid e Primeira Infância, composta por algumas organizações da Rede Nacional Primeira Infância, durante a pandemia de Covid 19, visando fortalecer o desenvolvimento integral e complementar as políticas públicas de promoção da segurança alimentar e nutricional.
A campanha Prato Cheio de Sonhos conta com a adesão da Rede Nacional Primeira Infância, uma articulação nacional que reúne mais de duzentas organizações da sociedade civil que atuam direta ou indiretamente pela promoção e garantia dos direitos das crianças de 0 a 6 anos de idade.
Por que a primeira infância?
Segundo o relatório do II Vigisan, elaborado pelo GT de monitoramento da Rede Penssan, no estado do Rio de Janeiro, a vulnerabilidade a presença da fome foi maior entre as famílias com criança até seis anos de idade (21,4%), sendo esse percentual superior aos dados do Sudeste (15,3%) e de todo o Brasil (18,4%). Ou seja, a presença de menores de seis anos de idade nas famílias aumentou em 34,6%7 no total da insegurança alimentar grave dos domicílios avaliados para o Estado do Rio de Janeiro.
#primeirainfancia #pratocheiodesonhos #IbaseBetinho