Notícias

Transição energética: Ibase realiza seminário sobre impactos socioambientais no Brasil

O Ibase promove, no dia 10 de dezembro, das 10h às 18h30, o seminário “Transição energética: horizontes de justiça ou novas desigualdades?”, reunindo pesquisadoras, pesquisadores e organizações parceiras para discutir os rumos do debate no país — especialmente após a COP-30 — e os desafios colocados pela emergência de novos projetos energéticos e minerários.

O encontro será realizado na sede do Instituto, na Rua da Gamboa, 246, Santo Cristo, Rio de Janeiro, e marcará também o lançamento do caderno “Transição energética: horizontes de justiça ou novas desigualdades?”, resultado das pesquisas e reflexões mais recentes do Ibase sobre o tema. Para participar do evento é necessário fazer inscrição prévia através do formulário disponível aqui.

Segundo Rita Corrêa Brandão, diretora executiva do Ibase, o seminário ocorre em um momento decisivo para o Brasil:

“A transição energética já está em curso, mas ainda não está claro para quem ela gera oportunidades e para quem ela aprofunda desigualdades. Nosso papel, como organização da sociedade civil, é garantir que esse debate inclua as vozes dos territórios afetados e coloque os direitos humanos no centro das decisões.”

Debates centrais

Ao longo do dia, o seminário abordará os principais tensionamentos relacionados ao avanço da agenda energética, seus riscos e potencialidades.

A abertura será feita pelas diretoras Rita Corrêa Brandão e Sandra Jouan, seguida da mesa “O que ficou da COP-30: balanços e disputas da transição energética”, com Melisanda Trentin (Justiça Global) e Maureen Santos (Fase/RJ).

À tarde, o debate segue com a mesa “Mineração e energia: fronteiras de um novo extrativismo?”, reunindo Ricardo Assis (UEG/Poemas), Pedro Silva (BRICS Policy Center) e Karina Pecis Valenti (GEMAP/UFRRJ), sob mediação de Katia Visentainer (CNDTFM).

Mais tarde, a discussão sobre os impactos sociais diretos ganha protagonismo na mesa “Quem paga o preço da transição? Direitos humanos e territórios em disputa”, com Júlio Holanda (Ibase) e Ana Luisa Queiroz (Instituto PACS), mediada por Bianca Arruda (Ibase).

Encerrando o seminário, Vitor Costa (Ibase) e Gabriel Strautman debatem caminhos e impasses para o país na mesa “Qual transição queremos? Caminhos e impasses no Brasil”, com mediação de Fabrina Pontes Furtado (CPDA/UFRRJ).

A programação se encerra às 18h30 com um coquetel de lançamento do caderno produzido pelo Instituto. Veja os detalhes aqui.

SERVIÇO

Seminário “Transição energética: horizontes de justiça ou novas desigualdades?”
📅 10 de dezembro
🕙 10h às 18h30
📍 Ibase — Rua da Gamboa, 246, Santo Cristo, Rio de Janeiro
🍸 Coquetel de lançamento ao final do evento

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus