Notícias

Ibase participa de encontro sobre bancos públicos e desenvolvimento

Athayde Motta, diretor do Ibase e da Abong participa, de 4 a 6 de setembro, da quarta edição da Finance in Common Summit (FICS), rede que reúne mais de 520 bancos públicos de desenvolvimento, responsáveis por 12% do total do investimento global. O evento, que pela primeira vez acontece na América Latina, ocorre no Centro de Convenções de Cartagena das Índias, na Colômbia.

A FICS tem como objetivo reforçar a coordenação e a colaboração entre os bancos públicos de desenvolvimento para promover o desenvolvimento sustentável e alinhar os fluxos financeiros com a Agenda 2030 e o Acordo de Paris sobre as alterações climáticas. O encontro faz parte dos desdobramentos da Cúpula por um Novo Pacto Financeiro Global, que aconteceu em junho, na França.

Delegados(as) de bancos públicos de desenvolvimento de todo o mundo estarão em diálogo entre si e com representantes de organizações da sociedade civil para trocar e propor novos mecanismos para mobilizar recursos com um objetivo sustentável. “Bancos públicos de desenvolvimento (BPDs) são normalmente utilizados para viabilizar um sistema que gera dívida e dependência nos países mais pobres e não altera o quadro atual de exclusão e pobreza. E os líderes do capitalismo global querem que os BPDs ajudem a financiar esse modelo excludente e concentrador de riqueza” – explica Motta, que representa o Ibase, a Abong e a rede Forus International.

A participação da sociedade civil também tem destaque na programação da FICS. “A declaração das OSCs sobre BPDs pede por maior participação da sociedade civil nas definições políticas e de investimento dos BPDs, de maneira a garantir que seus recursos públicos sejam utilizados principalmente para fins públicos, que beneficiem os mais pobres e mudem o atual modelo de desenvolvimento”.  A adesão ao documento pode ser feita nesse link. 

A Forus International também preparou uma série de vídeos com depoimentos de ativistas globais sobre o que pensam a respeito do futuro do desenvolvimento. Do Brasil, participam Pedro Bocca, da Abong, e Athayde Motta, do Ibase e Abong. Confira aqui.  

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus