Informativo

Ibase cria fundo de apoio a favelas e periferias

Apoiar e fortalecer organizações e grupos de base, sobretudo de favelas e periferias urbanas e rurais, sempre foi um trabalho do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).  Ao longo de nossa história, foram muitos os fomentos para a realização de atividades, ações de incidência política, participação em eventos, produção de informações relevantes e processos de estruturação e legalizações, com o intuito de estimular a atuação dos territórios na busca por melhores condições de vida e na defesa de seus direitos.

Em nosso trabalho, temos observado que, apesar das condições de reiteradas violações de direitos humanos, pobreza e opressão em que estes territórios muitas vezes se encontram, a organização comunitária das favelas e periferias continua a acontecer intensamente, em sua diversidade, criatividade,  capacidade técnica,  política e cultural.

Quando olhamos para os últimos 10 anos, vemos que se multiplicam no Brasil as iniciativas de fundos de pequenos projetos. No entanto, são poucas as iniciativas que apoiam sistematicamente o fortalecimento da cidadania ativa em áreas de favelas e periferias com recursos financeiros. E foi a partir desta percepção que decidimos nomear e estruturar o que há tempos já realizamos por aqui e criamos o Fundo Ibase para Favelas e Periferias.

Este Fundo tem por objetivo apoiar pequenos projetos formulados e implementados por organizações da sociedade civil e grupos de base localizados em favelas e periferias do Brasil, que fortaleçam a cidadania ativa desses territórios. 

Neste primeiro semestre, trabalhamos organizando as questões de contratação de profissionais e de ajustes financeiros para que o Fundo passe a receber recursos.

Ciberativismo

O mês de junho marcou o lançamento do primeiro edital do projeto “Nanet: Democratizando a tecnologia”. O edital “Ciclos Formativos em cuidados digitais e bem-estar na internet” é a primeira iniciativa financiada pelo Fundo Ibase para Favelas e Periferias. Neste edital serão especialmente valorizadas iniciativas que articulem interseccionalmente as questões de raça, gênero, diversidade sexual e territorialidade, reconhecendo a importância de abordar essas dimensões para a construção de um ambiente digital mais inclusivo e seguro. 

Idealizado pelo Ibase, Abong e Ação Educativa, com o apoio da União Europeia, o projeto Nanet é fundamentado em dois prismas: o desenvolvimento das capacidades e habilidades no campo dos direitos digitais dos grupos alvo. A iniciativa tem como objetivo principal fomentar os direitos humanos, as liberdades essenciais, a democracia e o estado de direito no Brasil.

Entre as atividades estão previstas as seguintes ações: ciclos formativos em cuidados digitais e bem-estar na internet; treinamento em ferramenta de diagnóstico e avaliação de cibersegurança; workshops colaborativos sobre combate aos discursos de ódio, desinformação e usos da liberdade de expressão e seus impactos.

Favelas e Periferias na luta por Justiça Climática

O edital Favelas e Periferias na luta por Justiça Climática — 2024, promovido pelo Fundo Ibase para Favelas e Periferias, terá por objetivo fomentar iniciativas que atuem para os municípios do Rio de Janeiro, Belford Roxo e Duque de Caxias e que promovam ações para mitigar os efeitos climáticos em favelas e periferias dessas regiões entendendo que são afetadas de diferentes formas.

Com a busca por atuações e desdobramentos quanto aos movimentos humanitários, em conjunto com a sociedade civil, no fortalecimento dessas comunidades marginalizadas, e vulnerabilizadas ​​e que na sobreposição de diferentes tipos de discriminação acabam por agravar nesses impactos, o edital dará prioridade a propostas compostas por integrantes residentes destes municípios e/ou que já tenham trajetória de atuação neles.

As iniciativas deverão promover e/ou expandir a defesa dos direitos de moradoras e moradores desses locais, o debate do direito à cidadania, a promoção da igualdade racial e o combate a todos os níveis de violência fortalecendo a cidadania ativa nestes territórios.

Tradução »