14/11/2013
Na última terça-feira foi lançado na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, o “Fórum de Diálogo BNDES e Sociedade Civil”, um esforço articulado pelo Ibase com representantes do Banco. O objetivo é abrir um espaço institucional e permanente de diálogo para avançar em propostas que resultem na construção de caminhos para novas práticas, maior transparência, qualificação das informações, e incorporação de novas propostas e recomendações.
No evento estavam presentes o presidente do Banco, Luciano Coutinho, e vários diretores, superintendentes, gestores, a ouvidoria, além de Diogo Sant’ana, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e representantes de organizações e movimentos da sociedade civil.
No lançamento, Coutinho reafirmou o compromisso com a sociedade civil afirmando que sua equipe fará um diálogo democrático, aberto e respeitoso no intuito de escutar as demandas:
– Quero ouvir os interesses com a expectativa de sair do convencional. Não tememos quaisquer enfrentamentos que possam surgir ao longo do processo. Nossa expectativa é criar um espaço de debate e proposição de alternativas – disse Coutinho.
 

Já o diretor de Infraestrutura social, meio ambiente, agropecuária e inclusão social, Guilherme Lacerda, lembrou que o banco tem uma cultura institucional fechada:
– Nossa entidade tem travas e este diálogo com a sociedade civil pode ajudar a desamarrar.
Em nome das organizações da sociedade civil, Cândido Grzybowski, diretor do Ibase, reconheceu a importância do banco público, mas apontou a necessidade de haver mais transparência; controle de condicionalidades socioambientais e impacto dos projetos financiados; além de critérios objetivos para os financiamentos nacionais e internacionais:
– Nosso objetivo é trazer para o Fórum de Diálogo um saber fundamental para sustentabilidade socioambiental, o saber cidadão e popular, o saber das estratégias comunitárias de gerir bens comuns e de enfrentar os desafios da precariedade de todas ordem, as visões do bem viver para todas e todos, as iniciativas que valorizam o cuidado, o compartilhamento e a convivência, o saber acumulado em dados e análises de organizações e movimentos de cidadania.
O Fórum se reunirá de maneira periódica, a partir de uma agenda construída conjuntamente.

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus