Notícias

Dia de reencontro e treinamento no Cidadania Ativa e Acesso à Justiça

Desde o início da pandemia e da decisão de adotar o home office para suas atividades, em março de 2020, o Ibase realizou hoje, dia 25, a primeira reunião presencial de um projeto. Seguindo protocolos de distanciamento, vacinação em dia e uso obrigatório de máscaras, foi possível iniciar o treinamento para aplicação de questionários para uma pesquisa sobre percepção de cidadania e violação de direitos que será aplicada em Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, e no Complexo do Borel, na Tijuca. 

A pesquisa faz parte do projeto Cidadania Ativa e Acesso à Justiça, iniciativa do Ibase, em parceria com o coletivo Brota na Laje e o Fórum Comunitário de Jardim Gramacho, com apoio do International Development Research Centre – IDRC. A diretora do Ibase, Rita Corrêa Brandão, a coordenadora do projeto, Manuela Amaral, e os pesquisadores Robson de Aguiar Oliveira e Luiz Henrique Souza Pereira, acompanharam toda a atividade. 

Pesquisadores(as) do projeto Cidadania Ativa e Acesso à Justiça participam de treinamento para pesquisa de campo (Foto: Iracema Dantas / Ibase)

A explicação técnica sobre amostras, questionários, orientações para o momento da entrevista e utilização de equipamentos ficou a cargo do estatístico Luiz Carvano, consultor do Ibase e que já atuou em outras pesquisas de fluxo realizadas pela instituição.  

Para Carvano, essa etapa é fundamental não apenas para explicar a metodologia da pesquisa de percepção ou como usar os equipamentos, mas principalmente para verificar se os questionários estão bem elaborados, se estão aptos a aplicação em situações diversas ou se há algo a corrigir antes do início do trabalho de campo: “Depois desse encontro, teremos o pré-teste diretamente feito em Jardim Gramacho, com um número reduzido de questionários. Só assim saberemos os ajustes necessários”.  

Representando o território de Jardim Gramacho, participaram Maria Rosinete dos Santos, Lorena Rosa Xavier, Eliane Soares Zarino e Sidney Cunha Delino. Do Complexo do Borel, estiveram no treinamento Blenda Lima Paulino e Renan Oliveira dos Santos. 

O objetivo da pesquisa, que tem como previsão de lançamento maio de  2022, é revelar quais as violações de direitos vivenciados pelos(as) moradores(as) dos territórios investigados em quatro grandes conjuntos: Direitos Coletivos, Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, e Direitos Civis e Políticos.  

Rita Corrêa Brandão, diretora do Ibase, fala aos(às) participantes do treinamento do projeto (Foto: Iracema Dantas/Ibase)

A diretora do Ibase, Rita Corrêa Brandão, também informou que outras etapas do projeto deverão ser realizadas em breve: “em janeiro e fevereiro de 2022, já estaremos com as equipes de entrevistadores(as) locais sendo treinadas diretamente nos territórios”. 

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus