Artigos

A democracia como proposta de convivência civilizada

Cândido Grzybowski
Sociólogo, presidente do Ibase

Continuo no esforço de apontar pistas e esboçar questões incontornáveis para a disputa de hegemonia com perspectiva democrática ecossocial de longo prazo. A poucos dias de se instalar um novo governo legitimado pelo voto, pode parecer que não estou dando atenção para a conjuntura imediata. Na verdade, diante da tempestade política anunciada, a única coisa prática a fazer é olhar para a capacidade de reconstrução da resiliência cidadã. Sempre digo que o melhor de tudo é a garantia da terra girar e os dias se sucederem, pois a história não acaba aqui. O que vem nos próximos meses e anos ainda está por ser feito, na disputa. Na adversidade conjuntural do momento, o jeito é pensar estrategicamente o depois de amanhã.
Por mais difícil que seja, precisamos olhar prioritariamente para a sociedade civil. Afinal, foi aí que se construiu a hegemonia da extrema direita liberal-autoritária. É aí que poderemos derrotá-la com persistente trabalho cultural, educacional e político ou penaremos por mais de uma geração. Tarefa inadiável, mesmo se a tempestade próxima e seu estrago forem maiores do que imaginamos. Resistir é preciso, mas é totalmente insuficiente.
Para completar um primeiro apanhado de questões que venho tratando, gostaria de chamar a atenção aqui ao sensível campo das expressões culturais, festas, religiosidades e vivências populares. Parece que esquecemos que cultura em sua amplitude é, sobretudo, modo compartido de criar significados, emoções e se comunicar.  É uma especificidade que nos caracteriza como humanidade, como a parte consciente e produtora de conhecimento na natureza. Claro, isso a gente faz, todos fazemos, em íntima relação com a biosfera, nas condições naturais e históricas que nos cabe viver.
Fazer política democrática com perspectiva ecossocial é entrar em sintonia com as cidadanias concretas em seus cotidianos, como vivem e pensam, nos seus territórios. Destaco aqui o que condensa a maior complexidade de um ponto de vista de filosofia ativa: as múltiplas tradições religiosas e as extremamente diversas formas de religiosidade. Claro, existem fundamentalismos que excluem em quase todas as correntes religiosas. Mas existe, também, o desejo e a possibilidade de convivência entre elas. O fato é que elas estão presentes e tem fundamental importância na vida humana, mesmo nas formas de ateísmo, que se apresentam como a sua negação. Estamos diante de produção de sentidos profundos e eles nos moldam mais do que nossa racionalidade abstrata admite. Como fazer? O princípio pedagógico, cultural e político é ver, ouvir, procurar entender e, sobretudo, respeitar.
Esta questão me leva às propostas de “escola sem partido”, que surgiram junto com a construção da hegemonia do extremado liberalismo autoritário que explorou a moralidade de forma escandalosa e de total desrespeito à diversidade que carregamos em nosso seio. Mas ela revela a dimensão do que estou tentando aqui destacar. Não é demais lembrar que o sistema educacional, as universidades, as instituições de cultura, os institutos científicos e políticos, as editoras e bibliotecas, as mídias, as igrejas, as organizações de cidadania ativa, enfim, tudo o que a sociedade construiu para se pensar e significar é lócus de disputa permanente de hegemonia. Lutar pela mais radical liberdade em todo este campo é radicalizar a democracia como proposta possível histórica de convivência civilizada em nossa diversidade.
O espaço público da comunicação e do debate que se dá no interior da sociedade civil é particularmente estratégico. Mudanças profundas estão em curso nesse espaço. Predomina o negócio da comunicação, acima do bem público, mesmo nas mídias sociais das novas TICs. Mas é um campo de disputa por excelência e nele precisamos estar e saber nos posicionar. Afinal, o que conta é conseguir criar mensagens inspiradas na realidade das vivências e significados da multiplicidade cultural que se pratica e desenvolve em territórios de segregação territorial, social, racial e institucional. A emancipação social cidadã é um ato de elaboração libertadora de tais vivências e de construção de poderosos imaginários coletivos por direitos humanos e direitos da natureza em sua totalidade, para todas e todos.
Para tal, precisamos ter pés nos territórios de cidadania e na comunicação. Fazer educação popular libertadora é uma tarefa que nunca deveríamos ter abandonado como prioritária. É uma tarefa de formiguinha essencial na construção de cidadania ativa engajada por democracia ecossocial. É nos territórios e nas vivências locais onde pode se perceber e fortalecer a simbiose entre direitos humanos e direitos da natureza, como base de uma democracia ecossocial. Aí são vivência e cultura real, talvez não pensada como tal, mas que pode ser elaborada pedagogicamente como a inspiração libertadora. Sabemos que nós mesmos mudamos ao fazer educação popular, pois todo ato de educação só é libertador como aprendizado e novo conhecimento se houver troca entre os participantes do processo. Educação popular é, por isso, produção de novo saber significante para o grupo como um todo e para uma nova sociedade. Os conhecimentos assim produzidos são a base de uma teia que tece a filosofia ativa capaz de inspirar e alimentar novos imaginários na disputa de hegemonia política e cultural de um outro Brasil e um outro mundo.
Seria enfadonho lembrar os vários aspectos e campos a que precisamos dar atenção no sentido de construir resiliência cidadã democrática e transformadora de situações e processos. Para mim a tarefa esta clara, mas será longa e paciente. Tenho baseado as minhas análises de grandes movimentos nas sociedades que são de ciclos de vinte a trinta anos. No entanto, precisamos acelerar os “tempos históricos”, pois a barbárie social de um mundo para muito poucos e de destruição planetária está muito próxima e não sei se temos vinte a trinta anos pela frente. O certo é que não dá para esperar em nossas trincheiras para ver o que acontecerá.

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus