A poucos dias da celebração do Dia Mundial da Juventude, comemorado em 30 de março, a Baixada Fluminense debate diferentes caminhos, ferramentas de comunicação e gestão de políticas públicas no campo da cultura e juventude. Até amanhã, 27 de março, acontece o seminário internacional “Trilhas – caminhos, culturas, políticas públicas e protagonismo juvenil”, na Baixada Fluminense. O encontro, que conta com a participação de gestores públicos, organizações da sociedade civil, artistas, produtores culturais e representantes de grupos criativos e juventudes, além de organizações internacionais, está sendo realizado no Sesc São João de Meriti, na avenida automóvel Clube, 66, no centro, e no Complexo Cultural Kenedi Jaime de Souza Freitas, no número 206 da mesma rua. Itamar Silva, diretor do Ibase, participa do evento.

 

Itamar Silva, diretor do Ibase: seminário na Baixada

 
O encontro começou ontem, no Sesc São João de Meriti. Durante o dia foram oferecidas as oficinas gratuitas “Elaboração e formatação de projetos culturais para editais”, “Na Voz da Baixada – jornalismo cultural e mídias alternativas”, e “Lideranças juvenis e políticas públicas”, com o consultor da organização Sviluppo Marche (SVIM), Vincenzo Castelli, que trouxe um panorama de experiências com juventude e cultura na América Latina e na Itália. O encontro também contou com a presença da representante da Secretaria Geral da Presidência da República, Maria Cristina Sampaio Lopes. À noite foi formada uma mesa de debates: além da presença de Itamar Silva, estavam presentes o coordenador do Observatório Baixada, Cesar Marques, o consultor da Sviluppo Marche (SVIM), Vincenzo Castelli, a representante do Coletivo Roque Pense, Giordana Moreira, o gerente de cultura do Sesc, Marcos Rego, a presidente do Fórum Permanente de Gestores Públicos de Cultura da Baixada Fluminense, Fernanda Braga e a pesquisadora do programa Brasil Próximo, Monica Sacramento.
Hoje as oficinas gratuitas continuaram no Sesc São João de Meriti. Amanhã, a programação continua no Complexo Cultural Kenedi Jaime, com a oficina “Lideranças juvenis e políticas públicas”, a partir das 14h, e à noite, às 18h, Sarau Arte Baixada. Com o objetivo de promover um encontro de artistas e diferentes expressões culturais da região, o sarau trará poetas, músicos, atores, cineclubes, escritores e demais artistas para um momento de descontração e diálogo sobre processos de fortalecimento da produção cultural na Baixada Fluminense.

O seminário Trilhas é um evento do Programa Brasil Próximo, em parceria com o Fórum Permanente de Gestores Públicos de Cultura da Baixada Fluminense e o Sesc. O Brasil Próximo é um programa de cooperação descentralizada entre Brasil e Itália que apoia a promoção de processos de democracia participativa e políticas sociais no território de Serra das Confusões (PI) e na Baixada Fluminense (RJ). O Brasil Próximo criou, em parceria com as organizações Comitato Internazionale Perlo Sviluppo Dei Popoli (CISP), Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e “Se Essa Rua Fosse Minha”, o Observatório Baixada, iniciativa que está realizando um mapeamento de movimentos e coletivos culturais formados por jovens ou voltados para a juventude da Baixada Fluminense. O objetivo é registrar e dar visibilidade a estes movimentos.
FOTOS Daniel Feijó

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus