
O Ibase tem uma nova diretora executiva: Sandra Plaisant Jouan. Eleita pela Assembleia de Associados do Instituto, realizada no início de setembro, Jouan passa a ocupar o cargo de direção ao lado de Rita Corrêa Brandão, reconduzida ao posto em outubro de 2024.
“Fico muito honrada por esta nomeação. O Ibase é para mim é mais que um emprego, é um sentido de vida, uma aposta na construção de um país mais justo e igual. Espero, neste contexto de crescimento das forças de direita e do facismo, poder contribuir para o fortalecimento da nossa instituição dentro do cenário político brasileiro, para construção de um Brasil mais fraterno e soberano, antirracista e menos desigual, sobretudo, no fortalecimento da democracia, que nestes últimos anos vem sofrendo sucessivos ataques”, ressalta a nova diretora.
Assistente de Direção do Ibase desde 2020, Sandra Jouan começou sua trajetória no Instituto em 2010, inicialmente como pesquisadora do Núcleo Cidades e Territórios. Possui ampla trajetória em cargos de gestão pública e na condução de projetos sociais, com destaque para sua atuação como Secretária Adjunta da Secretaria Municipal das Cidades de Nova Iguaçu (2007–2010) e Secretária-Executiva do Programa de Saneamento em Áreas de Baixa Renda – PROSANEAR (2005–2006).
Antes, foi coordenadora da Coordenação de Participação Comunitária da Secretaria Municipal de Habitação do Rio de Janeiro (1999–2000), além de exercer funções de supervisão, formulação e acompanhamento técnico de projetos sociais e ambientais em diferentes órgãos públicos municipais e estaduais. Socióloga formada pela UFRJ, Jouan reúne mais de três décadas de experiência em gestão, coordenação e avaliação de políticas públicas e programas voltados ao desenvolvimento social e urbano.