Notícias

Análise de Conjuntura reúne ativistas, intelectuais e parcerias históricas do Ibase

Compartilhamento de ideias a partir de um diálogo franco. Assim foi a Análise de Conjuntura promovida pelo Ibase, a Abia e a Justiça Global, no último dia 26 de março. O encontro, realizado no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, reuniu ativistas, intelectuais, gente nova e parcerias históricas. 

O bate-papo teve como tema central a expansão das políticas de extrema direita e os impactos nas democracias, em especial no Brasil. O sociólogo Cândido Grzybowski e a jornalista Ana Mielke estiveram presentes no encontro como pessoas convidadas a iniciar o debate. 

Rita Corrêa Brandão, diretora do Ibase, destaca a importância da volta das Análises de Conjuntura no atual período histórico que vivemos. 

“As análises de conjuntura sempre foram uma marca do Ibase. Uma ferramenta fundamental para a elaboração coletiva do entendimento do contexto sociopolítico vivenciado, que é dinâmico e complexo.  São encontros de trocas.  Não somente trocas de saberes já refletidos, mas de impressões, incertezas e diferentes opiniões. Betinho sempre construiu este encontro com amigos e cerveja.  Neste 2024, diante das incertezas atuais, mantivemos a cervejinha e retomamos as análises com diferentes parcerias com o objetivo de tecer cumplicidades e fortalecer nossa luta coletiva.”

Cândido Grzybowski, Rita Corrêa Brandão e Ana Mielke, na Análise de Conjuntura de 26 de março (Foto: Matheus Reis/Arquivo Ibase)

O encontro do dia 26 de março foi o primeiro de um ciclo de encontros que acontecerão de forma mensal. Metodologia do Ibase, a Análise de Conjuntura promove um espaço aberto para o diálogo aberto e a reflexão sobre os rumos da nossa sociedade. O sociólogo Betinho, um dos fundadores do Instituto e criador dos encontros, apontava que os debates são “uma mistura de conhecimento e descoberta, uma leitura especial da realidade, que se faz sempre em função de alguma necessidade ou interesse”.

Tradução »