Notícias

Ibase e MST promovem oficina para avaliar PAA e fundos para agricultura

Embora reconheçam os avanços do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo governo federal em 2003 para beneficiar o pequeno agricultor e a importância da existência de fundos de agricultura familiar, lideranças camponesas se reuniram ontem (18/6), em Brasília, para fazer uma avaliação crítica do PAA e dos fundos do BNDES voltados para o setor. Durante a oficina “Fundos de agricultura: uma avaliação do PAA e dos fundos do BNDES”, promovida pelo Ibase em parceria com o MST, eles criticaram a concentração do PAA em estados do Sul e Sudeste e o foco do fundo social do Banco em grandes empreendimentos.
O evento teve o objetivo fazer uma avaliação do PAA e do fundo social do BNDES, em conjunto com pequenos agricultores. A proposta é uma das ações do projeto “Desenvolvimento e Democracia: por um Banco de Desenvolvimento com Justiça Social e Ambiental”, desenvolvido pela equipe do Núcleo Democratização do Estado e da Economia do Ibase. Segundo Maria Elena Rodrigues, coordenadora do núcleo e do projeto, a proposta foi construir alternativas em conjunto com camponeses e camponesas para melhorar a ampliação desses fundos e a aplicação do programa.
Ao longo do dia, em dois painéis diferentes, os temas do PAA e do fundo BNDES foram debatidos com as lideranças do MST, Contag, Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Movimento de Mulheres Camponesas (MMC). Ao final do evento, foi elaborado um documento conjunto que servirá de base para pesquisa.
Transparência –  Semana passada, a equipe do mesmo projeto promoveu um outro evento para debater a transparência nos investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento do Brasil (BNDES). Durante três dias (12, 13 e 14), o seminário “A Transparência e o Acesso à Informação no Banco Nacional de Desenvolvimento do Brasil (BNDES) na Região”, realizado pelo Ibase e a organização Peruana Direito Ambiente e Recursos Naturais (DAR), reuniu cerca de 30 representantes de entidades do Brasil e da região Pan-amazônica para pensar estratégias comuns de incidência para implementação de uma política de transparência e acesso à informação no BNDES.
 
 

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus