
O mês de junho marca a participação do Ibase no encontro “Advancing Civil Society Action on Transition Minerals” (Fortalecendo a atuação da sociedade civil em relação aos minerais de transição, em tradução livre). Realizado em Dacar, no Senegal, o evento reuniu organizações da sociedade civil de vários países para discutir os desafios da mineração na transição energética e a importância das narrativas no debate público.
A atividade buscou fortalecer a atuação coletiva das organizações nesse campo, com foco especial na compreensão e no uso de narrativas. Entre os temas debatidos estiveram: os principais discursos presentes em nível global sobre mineração, os enquadramentos (frames) que influenciam a forma como governos, empresas e instituições respondem ao tema e as estratégias para introduzir narrativas mais justas e sustentáveis no debate público.
Rita Corrêa Brandão, diretora do Ibase, representou o Instituto no evento e contribuiu no grupo de trabalho voltado para empresas privadas e investidores, trazendo a perspectiva brasileira sobre justiça socioambiental e a necessidade de garantir que a transição energética não reproduza desigualdades históricas.
A participação do Ibase reforça o compromisso do Instituto em atuar em articulação internacional para promover uma agenda de direitos, democracia e sustentabilidade, alinhada às lutas dos povos e comunidades afetados pela mineração em todo o mundo.