O Ibase mudou-se, em fevereiro, para o mesmo local onde já funciona a sede da maior campanha contra a fome que o país já teve notícia. O convite foi feito por Daniel de Souza, presidente do Conselho Deliberativo da Ação da Cidadania, por Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor executivo da ONG. “Ambos conhecem nossa história de modo particular: Daniel é filho de Betinho; Kiko é filho de Carlos Afonso – dois dos fundadores do Ibase. Foi um reencontro muito feliz” – celebrou Athayde Motta, diretor do Ibase.
Conhecido como Galpão da Ação Cidadania – localizado na Rua da Gamboa, 246, no Santo Cristo, Centro do Rio – o espaço reúne dois dos legados do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Para Motta, o fato de as duas instituições terem sido fundadas por Betinho é ainda mais emblemático: “Estamos muito honrados em fazer parte desse projeto que espera transformar o Galpão da Ação da Cidadania em uma espécie de hub da sociedade civil no Rio de Janeiro. Esperamos, em breve, reunir amigos e amigas do Betinho para conhecer nossa nova sede e todo o local”, comemorou. Além das ONGs, o espaço também possui uma horta e uma cozinha solidária.
Daniel de Souza, afirmou que – como nunca – sonhos precisam virar realidade: “A Ação da Cidadania nasceu dentro do Ibase, onde sonhos viravam ideias e depois ações concretas que transformaram o Brasil. Entre análises de conjuntura, seminários, pesquisas e conversas despretensiosas, uma das primeiras ONGs do país foi, e ainda é, uma referência da importância da sociedade civil. Por isso, é com imensa alegria e muito orgulho que, 30 anos depois, compartilharemos o mesmo espaço, e reconstruiremos juntos o país”.