Trincheiras nº 5, a revista de cidadania ativa do Ibase

Trincheiras, a revista de cidadania ativa do Ibase chega à sua quinta edição debatendo um tema antigo, mas sempre atual: o desemprego, que está cada vez mais presente na vida do brasileiro. Em duas versões: ePub e PDF.Baixe agora!
Versão ePub
#5TrincheirasCapa
Três artigos, oferecem olhares diferentes sobre o desemprego. Fernando Amorim, economista e pesquisador do Ibase, analisa o quadro geral do desemprego no país e a jornalista Juliana Fernandes Câmara, da Action Aid, destaca o caos deixado em Pernambuco, com a construção do Complexo Industrial Portuário de Suape. Martha Neiva Moreira, coordenadora de Comunicação do Ibase, mostra como o acesso ao direito ao ensino técnico e profissional vem sendo violado na área do entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
Analisando a conjuntura nacional, Cândido Grzybowski observa de perto o governo interino e sua estranha forma de ser – legal e ilegítimo ao mesmo tempo.
Olhando para fora do Brasil, nos voltamos para o povo curdo. A conjuntura internacional apresenta um texto muito bem fundamentado conta a história do povo curdo, um dos primeiros povos civilizados. Quem nos conta essa saga é Yilmaz Orkan, membro do Congresso Nacional do Curdistão que, no fim do ano passado visitou o Ibase e outras instituições ligadas aos direitos humanos no Brasil para divulgar a causa do povo curdo, essa gente que vive em quatro territórios afastados e sob uma nova forma de gestão: o governo autônomo. O artigo de Yilmaz deveria ter saído na edição passada, mas durante esse período seu irmão e sobrinho foram mortos por causa dos conflitos na região, e só agora ele pôde compartilhar conosco esta história.

Versão PDF

Trincheiras, a revista de cidadania ativa do Ibase N5
No estado do Rio de Janeiro, declarado falido há alguns meses, o Ensino Médio parou. Trincheiras visitou várias escolas ocupadas e trouxe para a Entrevista duas lideranças para esta edição: Samara da Paz, de 15 anos, estudante do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, no Largo do Machado e Roberta Barcelos, de 17 anos, aluna do Colégio Estadual Euclides da Cunha, em Teresópolis. Elas contam o estado em que encontraram as escolas, falam sobre a importância de reconstruir o local de ensino como um espaço dos alunos, e sobre a educação que desejam para si e para a juventude. E como falar de ativismo estudantil sem lembrar de Edson Luís, estudante secundarista assassinado pela Polícia Militar, em 1968? Este é o tema da seção Memória, assinado pela antropóloga e associada do Ibase, Regina Novaes. Paulo Freire, maior mestre da Educação do país, estaria orgulhoso e feliz com o movimento dos estudantes. O Perfil desta edição é dedicado a ele.
Os Jogos Olímpicos, pelo qual os governos municipal, estadual e federal tanto lutaram e que deveriam deixar um legado incrível para a Cidade Maravilhosa, decepcionou em todas as direções. Este é o tema da Reportagem deste número da Trincheiras, a revista de cidadania ativa do Ibase, parte de um caldo de resistência que surge em várias faces dos direitos: transporte, moradia, educação.
Trincheiras #5 – versão PDF
Trincheiras #5 – versão ePub
Outras edições

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus