Notícias

Carlos Afonso, fundador do Ibase, entra para o Hall da Fama da internet

Hall da Fama da Internet é uma premiação que foi criada pela Internet Society em 2012, durante a conferência internacional da organização, em Genebra. “A evolução da Internet é feita de muitas e muitas contribuições. Cada um dos honrados com o Hall da Fama da Internet fez uma importante contribuição para essa história. E a Internet Society quer ter certeza de que essas histórias serão preservadas”, afirmou o CEO da organização, Andrew Sullivan.

“Fico muito feliz e honrado, pois é um reconhecimento não só para mim, mas para todas as pessoas com quem trabalhei ao longo de muitos anos para levar Internet a comunidades onde ela mais fará diferença”, afirmou Carlos Afonso. Chamado histórica e carinhosamente de “CA”, o Conselheiro Fiscal e um dos fundadores do Ibase, dedica e estende a honraria recebida “às lutas das organizações e movimentos sociais no Brasil e no mundo pelo reconhecimento da Internet como um direito humano e, portanto, um pilar da democracia”.

Ao lado de Carlos A. Afonso, também recebeu a homenagem este ano a professora brasileira Liane Tarouco, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Desde 2012 e com a premiação deste ano, cinco pessoas do Brasil passam a estar no Hall da Fama:

  • 2014 – Demi Getschko
  • 2017 – Tadao Takahashi
  • 2019 – Michael Stanton
  • 2021 – Carlos A. Afonso
  • 2021 – Liane Tarouco

Os premiados do Brasil

Fundador do Ibase, ao lado de Betinho e Marcos Arruda, Carlos A. Afonso estudou engenharia naval na USP e é mestre em Economia pela York University (Canadá), onde cursou o doutorado em Pensamento Social e Político. Referência no campo da Internet e direitos humanos, atua na área de desenvolvimento humano desde o início dos anos 1970. Além de Conselheiro Fiscal do Instituto que ajudou a fundar, Carlos Afonso é também diretor executivo do Nupef – Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação

Co-fundador da APC, CA integrou o Grupo de Trabalho da ONU sobre Governança da Internet (WGIG). Foi conselheiro especial do Internet Governance Forum (IGF) e membro do Multistakeholder Advisory Group do IGF. Participou do Grupo de Peritos da UNCTAD em TIC e Alívio da Pobreza. É co-fundador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do capítulo brasileiro da Internet Society, do qual foi presidente entre 2012 e 2017.

A brasileira agraciada, a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Liane Tarouco, é graduada em Física pela própria UFRGS, além de doutora em Engenharia Elétrica de Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo (USP). É autora de cinco livros, entre eles “Redes de Comunicação de Dados” e “Redes de Computadores Locais e de Longas Distâncias”. Publicou mais de 290 artigos científicos e participou de outros 40 livros como colaboradora, entre eles “Objetos de Aprendizagem: Teoria e Prática”. Na UFRGS, é professora titular nas áreas de Computação e Informática na Educação.

Fonte: Carlos Afonso, diretor do Nupef, entra para o Hall da Fama da Internet mundial | Instituto Nupef

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus