Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de 2015
Por Ibase
Alternativa minning
Na última semana, o Ibase esteve presente em dois eventos na Cidade do Cabo, na África do Sul: Alternative Minning Indaba e Grupo de Referência do Diálogo dos Povos. Ambos tinham como foco a ampliação e o fortalecimento de movimentos sociais que, embora com estratégias múltiplas, têm muito o que somar uns aos outros em diferentes lutas pela garantia de direitos e pela construção de novos movimentos que enfrentem o crescimento abusivo da atividade mineradora.
O Alternative Mining Indaba é uma iniciativa de um conjunto de organizações sociais, muitas de base de Igreja, para estimular a troca de experiências e a mobilização entre entidades e movimentos que atuam na defesa de comunidades atingidas pela mineração. O encontro acontece anualmente, paralelamente a um grande evento na cidade que reúne as principais mineradoras que exploram recursos naturais no continente africano.
Desde 2014, com apoio da AIN, organizações brasileiras, entre elas o Ibase, participam do encontro. “Articulamos nossa participação este ano com os companheiros do Diálogo dos Povos na África. Nossa participação se fortaleceu este ano e Mathews Hlabane, um dos principais articuladores do Movimento de Comunidades Afetadas pela Mineração (MACUA), que também integra o Diálogo dos Povos, foi um dos principais oradores do encontro – contou Moema Miranda, do Ibase, que representou o Ibase em ambos os encontros.
alternativa minning1
Segundo Moema, esta participação permite que o Ibase, que atua fortemente na área de combate à expansão da exploração mineradora no Brasil e é integrante do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração fortaleça a articulação com outros movimentos africanos. Trata-se também de uma oportunidade de conhecer mais de perto iniciativas de resistência à mineração em curso na África. Além do Ibase, o Brasil esteve representado por Frei Rodrigo, do Serviço Inter-Franciscano de Justiça, Paz e Ecologia, Maria Julia Andrade e Márcio Zonta, do Movimento Atingidos Mineração (MAM). Ano passado, este movimento recebeu ativistas africanos para uma visita de intercâmbio e articulação de estratégias de luta, visitando também ao empreendimento de Carajás, no Pará, um dos mais polêmicos do país.
O Grupo de Referência do Diálogo dos Povos contou também com uma reunião para aprofundar a definição da estratégia e plano de ação para 2015, que inclui a participação no Fórum Social Mundial, na Tunísia, em março, e na COP 20, em Paris, em dezembro, além de uma visita de intercâmbio. O Diálogo dos Povos, do qual o Ibase é integrante tem como objetivo construir uma metodologia de diálogo entre organizações, redes e movimentos sociais e pensar perspectivas para novas forma de articulação de lutas.
Fotos: site Corruption Watch Connected (http://corruptionwatchconnected.org/show/alternative-mining-indaba-woodstock-cape-town/photos)

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus