Mariana Claudino
do Ibase

Na quinta-feira (18 de julho), no Centro Cultural Kenedi Jaime, em São João de Meriti, aconteceu o seminário Desenrolo.com. O evento, um encontro de juventudes criativas com oficinas artísticas, cortejos de rua e debates sobre políticas públicas, teve como objetivo principal iniciar um processo de mapeamento da produção cultural juvenil na Baixada para a construção de um documento que possa dar visibilidade a este movimento na região.

O seminário, aberto ao público, contou com a presença de 300 pessoas e faz parte do projeto Brasil Próximo, que tem também a coordenação do Ibase –  com foco especial para jovens que estão participando de grupos artísticos, culturais e de mobilização social. As quatro oficinas (dança, teatro, circo e hip hop) ficaram lotadas de jovens. Em seguida, um grande cortejo cortou as ruas da cidade em direção à praça do skate: jovens que jogavam futebol e faziam acrobacias com skate se juntaram a um cortejo de maracatu, hip hop e funk. Itamar Silva, um dos diretores do Ibase, participou do bloco com o tema “Juventude, trabalho e cultura”.

– O ponto alto do debate da mesa composta por representantes de diferentes grupos foi o sentido em comum de resistência e criatividade para produzir cultura, a busca por capacitação e o espaço público como alternativa de encontros e produção de sentidos estéticos e políticos para a juventude da Baixada Fluminense. Poetas, músicos, dançarinos fizeram intervenções artísticas durante os debates – conta Cesar Marques, coordenador do projeto Brasil Próximo na Baixada.

A maioria dos participantes deu sua participação informando a existência de grupos por toda a Baixada, construindo e mapeando redes sobre juventude e cultura na Baixada Fluminense.
 

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus