Notícias

Comissão da Verdade: Anistia não é amnésia

Do Canal Ibase
A presidenta Dilma Rousseff instalou nesta quarta-feira (16) a Comissão da Verdade, que vai apurar nos próximos dois anos as violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar. Participaram da cerimônia quatro ex-presidentes: Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney.
Releia a coluna de Cândido Grzybowski sobre o tema, publicada em abril no site do Ibase, “Anistia não é amnésia“. Grzybowski falou sobre a importância da memória no processo de superação do passado: “Temos um buraco obscuro que dificulta pensar o futuro. Se botar luz em tal buraco cria problemas políticos para alguns, aumentam as razões para empreender tal tarefa”.
No ano passado, antes da aprovação da comissão, Paulo Vannuchi, ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos, publicou um artigo na Democracia Viva sobre o assunto. “Nesta, como em qualquer outra luta, é preciso compreender o cenário com todas as suas complexidades e contradições, para adotar uma ação e um discurso que produzam os resultados visados, e não mera retórica ideológica”, disse. Clique aqui para reler o artigo na íntegra.
 


Foto: Agência Brasil

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus