Notícias

Governo anuncia fundo para organizações da sociedade civil

Ministro Gilberto Carvalho
Crédito: Agência Brasil

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-geral da Presidência, anunciou a criação do Fundo de Apoio a Projetos de Organizações da Sociedade Civil, em fala durante o 7º Congresso do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), em São Paulo, na quarta-feira passada (28/03).

A proposta do fundo é preparada por representantes do governo e de organizações da sociedade civil (na última Democracia Viva, revista do Ibase, Jorge Durão fala sobre a crise das organizações, devido à redução da cooperação internacional, e as articulações sobre o fundo com o governo).
Leia abaixo trecho do artigo publicado no site da Presidência sobre o discurso do ministro Gilberto Carvalho:
O ministro Gilberto Carvalho ressaltou que é urgente a construção de um novo arcabouço jurídico e administrativo orientador das relações entre o Estado e as OSCs [organizações da sociedade civil]. “O governo reconhece que a parceria com a sociedade na execução e no controle social das políticas públicas traz ganhos democráticos baseados em criatividade, capilaridade, a proximidade com os beneficiários e a própria ética do cuidado que essas organizações têm como parte de sua atuação”. Ele expôs alguns critérios já definidos pelo Grupo de Trabalho que está elaborando a proposta do novo marco regulatório, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência.
Segundo o ministro, “será respeitada a autonomia e a natureza de direito privado das organizações, em tudo distintas de Estados e municípios, bem como a proporcionalidade entre as relações de parceria e os procedimentos para a prestação de contas, com a criação de mecanismos mais simplificados”.  Ele também destacou o uso do chamamento público para a seleção das entidades e afirmou que “o monitoramento e a avaliação das ações deverão ser cada vez mais precisos, racionais e planejados”.
Gilberto Carvalho também anunciou a realização de um grande Censo das Organizações da Sociedade Civil e a criação de um Fundo de Apoio a Projetos de Organizações da Sociedade Civil. O Fundo de Apoio será constituído, inicialmente, com aportes da Petrobrás, Banco do Brasil e BNDES e sua gestão será orientada por um Conselho Consultivo integrado por representantes da sociedade civil e por financiadores. As linhas de financiamento serão voltadas para a defesa de direitos, a sustentabilidade e a justiça ambiental. O ministro previu para este semestre a constituição do Fundo de Apoio e a finalização da proposta de novo marco regulatório das OSCs.
Leia na íntegra o texto do site da Presidência aqui.

Comentário 1

  1. Djalma Cosmo
    15 de abril de 2013

    VIVA o DIALOGO entre Govêrno e Sociedade Civíl. Um prosesso para o Fortalecimento da Democrácia Participativa.

Não são permitidos comentários.

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus