Notícias

Comunidades quilombolas de Alcântara, no Maranhão, precisam de ajuda

Tramita no Congresso Nacional, em Brasília, o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, assinado em março de 2019, entre os governos Bolsonaro e Trump, permitindo a exploração comercial do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. O acordo estabelece regras para o uso do centro por países que utilizam tecnologia norte-americana – presente em 80% dos componentes de foguetes e lançadores.
Alguns setores afirmam que a medida irá ferir a soberania nacional; mas segundo representantes de movimentos sociais, o acordo causará a remoção de centenas de famílias quilombolas de seus territórios ancestrais. Outro fato grave levantado é que as comunidades tradicionais da região sequer foram consultadas sobre o projeto, o que contraria a Convenção 169 da OIT, da qual o Brasil é signatário.

O Ibase apoia a luta das comunidades quilombolas e também exige que os direitos das populações tradicionais de Alcântara sejam respeitados.
Para tentar barrar a tramitação e pressionar o Congresso Nacional, foi criada uma petição online para que as comunidades quilombolas de Alcântara sejam ouvidas sobre o acordo.
Acesse o site www.consultaquilombolaja.com.br e assine o abaixo-assinado.
#quilombolas #naoaoacordo #respeito #alcantara #OIT #convencao169
Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus