Rio de Janeiro, 9 de agosto de 2014
betinho
Há 17 anos, nesta data, morria o sociólogo e fundador do Ibase Herbert de Souza, o Betinho! Por todo o seu legado para a sociedade brasileira, no sentido de mobilizar a população para pensar soluções para as mazelas sociais do país, instituimos este dia como o Dia do Ibase.
Quem acompanhou sua trajetória sabe que sua história se confunde com a própria história das conquistas sociais no Brasil, como ressalta um texto escrito há pouco mais de dois anos por amigo de Betinho e atual diretor do Ibase Cândido Grzybowski para a apresentação do livro “O Brasil de Betinho“, da historiadora e ex-diretora do Ibase Dulce Pandolfi, Augusto Gazir e Lucas Correia. Diz o texto:
“A sensação que a gente tem folheando este livro é que estamos diante da história do Brasil, dos anos 50 ao final dos 90, do século passado, sendo vivida, feita e pensada na singularidade de um intelectual militante como o Betinho. São fios de história que surgem nos momentos, imagens, opções, ações e reflexões do Betinho, que agregam sentido e revelam dimensões importantes para entender tanto as contradições em ação no período, como o diferencial que faz a ação humana. No livro, Betinho se revela plenamente como ator e testemunha, ator que teve a ação e reflete sobre ela, entre muitos atores e fazeres de seu tempo”.
Além do legado social concreto, como a campanha de combate a fome, Betinho deixou uma coleção de frases e pensamentos, que nos ajudam a pensar o Brasil de hoje. Entre tantas, duas delas chamam atenção pela atualidade:
Sobre o Rio de Janeiro

“Atualmente não é fácil falar bem do Rio. De repente é como se tudo de mal tivesse escolhido o Rio para morar: pobreza, violência, sequestros, narcotráfico, infância abandonada, ruas esburacadas, sujas, praias poluídas (…) Morar no Rio é como se fosse uma coisa insuportável (…)”
Sobre a economia

“Se pensarmos, portanto, uma proposta democrática para a economia, deveríamos (…) tentar percorrer o de sua superação (do capitalismo) por uma nova economia, um novo modo de produzir que tivesse objetivos e formas de organização compatíveis com os princípios da democracia: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade.”
Obrigada, Betinho.
Que seu legado e pensamento continue a nos fazer refletir e a inspirar novas ações!
Equipe Ibase.

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus