NOTA DE APOIO A GREVE GERAL DO DIA 28/04

Fortalecer a democracia e a luta por direitos

O aprofundamento da crise política, econômica e social que o Brasil vem enfrentando, ocasionado pelo golpe parlamentar, midiático e judiciário, requer que novos passos sejam identificados na luta em defesa da democracia.

No Brasil, os movimentos sociais, coletivos, grupos, organizações, ativistas e todo o campo democrático da sociedade têm oferecido resistência através de amplas manifestações contra as regressões de direitos, o avanço da onda conservadora e de violência em todo o país.

O Ibase tem uma história institucional nestes 35 anos de existência ligada à democratização do Brasil, em particular às lutas que permeiam a emergência da cidadania e a constituição da diversificada sociedade civil brasileira. Os grandes movimentos e campanhas cívicas deste período foram também compromissos do Ibase e, por isto, foram momentos históricos de adaptação da sua agenda e das formas de atuação.

É um momento de alerta à Nação, foram duras as lutas para fazer avançar o processo democrático, não se pode descuidar de sua consolidação e admitir retrocessos.  É necessário fortalecer o tecido associativo da diversidade de sujeitos coletivos, identidades, formas de organização e vozes, apoiando a cidadania ativa, instituinte e constituinte, em sua ação direta.

Os movimentos sociais e centrais sindicais convocaram para a próxima sexta-feira (28) uma greve geral nacional contra a reforma da Previdência e mudanças na legislação trabalhista propostas pelo governo Michel Temer.  O que está em jogo é a sobrevivência da Constituição Federal de 1988, a defesa da democracia e da legalidade republicana.

O Ibase se soma ao conjunto da sociedade civil brasileira apoiando a greve geral pela preservação da Democracia e pelo Estado Democrático de Direito!

Athayde Motta

Rita Correa Brandão

Diretores do Ibase