Notícias

Artesãs vendem suas produções feitas a partir de resíduos

No último dia 9, as mulheres artesãs do condomínio Parque Valdariosa, em Queimados, realizaram uma feira de artesanato com suas produções, feitas a partir de material reciclável. A ação marcou o final de um processo de trabalho do projeto de Educação Ambiental da agenda local do projeto #Mais Vadariosa, que o Ibase realiza com entidades parceiras. O evento reuniu 20 mulheres,  vestidas com uma camiseta com a inscrição: “Sou artesã de Valdariosa”.
Ao longo de 2014 elas foram criando a possibilidade de realizar a feira. O passo inicial foi fazer um levantamento de informações sobre o descarte do lixo local. Na etapa seguinte, identificaram os catadores do condomínio e assistiram palestras sobre o impacto do lixo no meio ambiente e alternativas para lidar com os resíduos. Daí em diante foram feitas várias oficinas de artesanato tendo como matéria-prima o lixo reciclável e oficinas de gestão da produção, em que aprenderam a precificar os produtos.
A feira contou com o apoio da Associação de Moradores do Bairro Valdariosa, Esporte Clube Dom Bosco, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e Rádio Comunitária Novos Rumos, que fez a divulgação da feira.
O projeto #Mais Valdariosa é uma ação do Ibase em parceria com o Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade (IETS) e o Metrópole Projetos Urbanos (MPU) e financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF). O objetivo é diagnosticar os principais problemas do condomínio e apontar caminhos para melhorar a qualidade de vida dos moradores.
 
 
 
 

Tradução »