CEO da ONG britânica Oxfam Internacional fará visita ao Ibase

Pela primeira vez na América Latina, a CEO da Oxfam Internacional, Winnie Byanyima, está em visita ao Brasil para conhecer parceiros da instituição no país. Nesta sexta-feira, 01 de setembro, a diretora executiva da Oxfam virá ao Rio de Janeiro para uma reunião no Ibase, organização fundada por Betinho nos anos 1980.

Na instituição carioca, ela irá participar de uma roda de conversa do projeto “HUB das Pretas”. O projeto (uma iniciativa de Oxfam Brasil em parceria com Ibase, Ação Educativa, Fase, Inesc e Instituto Pólis) visa empoderar e fortalecer a incidência de grupos de mulheres e jovens negras para o enfrentamento de violações de direitos.

Nascida em Uganda, Winnie Byanyima serviu durante onze anos o Parlamento de Uganda e liderou o primeiro grupo de mulheres parlamentares de seu país, defendendo disposições inovadoras de equidade de gênero na constituição pós-conflito de 1995.

Reconhecida internacionalmente como especialista em direitos das mulheres, fundou a organização Fórum para Mulheres na Democracia (FOWODE). Winnie também co-fundou a Aliança Global de Gênero e Clima e presidiu uma força tarefa da ONU sobre os aspectos de gênero dos Objetivos de Desenevolvimento do Milênio e Mudanças Climáticas.

A Oxfam Internacional é a responsável pelo relatório divulgado em Janeiro que revelou que os oito homens mais ricos do planeta possuem a mesma riqueza que a metade mais pobre da humanidade.