Hoje é o Dia Mundial da Água. Não poderia haver data mais adequada para lançarmos a quarta edição da revista Trincheiras. É exatamente esse o nosso tema central: a água como um bem comum que vem sendo negado como direito, como está abordado na seção Indicadores de Cidadania. Em Debates, principal seção da revista, três especialistas – Cristiana Losekann, Altair Sales Barbosa e Arthur Soffiati – analisam os rios Doce, Paraíba do Sul e São Francisco e não trazem boas notícias. Em Memória lembramos das épocas de racionamento, dos anos de ouro da energia elétrica do país e de seu desmonte com a privatização, nos anos 1990.
Para além das águas, o professor Cunca Bocayuva mostra, em um artigo brilhante, como a espetacularização da política, especialmente na mídia, cria uma cortina de fumaça que nos dificulta enxergar as reais questões da política e do país. No Editorial, o diretor e sociólogo Cândido Grzybowski fala sobre os 35 anos de ativismo cidadão no Ibase, comemorado este ano, e defende a volta às bases, criando resistências e se preparando para alimentar nossa democracia.
No Perfil, a comunicadora popular Gizele Martins,conta como vem transformando a indignação em mola propulsora para sua militância. O cineasta Silvio Tendler conta um pouco de sua carreira de ativismo na Entrevista ao diretor do Ibase Cândido Gryzbowski e à coordenadora de Comunicação Martha Neiva Moreira.
Muito mais na Revista Trincheiras. Baixe aqui:
Revista Trincheiras #4 (versão ePub | 21 Mb)
Revista Trincheiras #4 (versão PDF | 17,4 Mb)
 
 

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus