10/04/2014

O Canal Ibase começou a postar esta semana reportagens e artigos do jornal The Guardian. A jornalista e editora do Canal Camilia Nobrega é colaboradora do periódico inglês e fará a tradução dos textos da editoria Global Development Professionals Network. Trata-se de uma rede de jornalistas com especialização sobre o tema desenvolvimento que, frequentemente, escrevem para o Guardian. Camila, que recentemente terminou o mestrado com uma monografia sobre Economia Solidária, faz parte desta rede.
O primeiro texto que publicamos (América Latina: desafios além da mobilidade) mostra que o crescimento das grandes cidades latinoamericanas só será sustentável se houve redução das desigualdades. Entre os entrevistados de Camila Nobrega, autora deste primeiro texto, está a mexicana Ana Li Ramos Perez, especialista em relações internacionais, e Pablo Benetti, diretor da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, que falou de mobilidade urbana:
– Existem experiências interessantes de mobilidade na América Latina, como em Bogotá, na Colômbia. Mas para fazer mudanças reais na cidade tem que se pensar de forma mais ampla a divisão equitativa de investimentos do poder público. Existem muitas cidades como o Rio de Janeiro em que os investimentos públicos e privados são aplicados de forma desigual. Para construir uma cidade saudável é preciso pensar em educação para todos, saúde para todos e transporte eficiente para todos.

Tradução »