Por Ibase
As mudanças climáticas são um fato. Há praticamente um consenso entre os cientistas do clima sobre isso. O aumento das emissões de gases do efeito estufa tornou-se exponencial nos últimos 60 anos. A tendência de aumento da temperatura do planeta não é uma teoria da conspiração. O padrão de desenvolvimento capitalista, gera benesses para uns poucos e submete as maiorias sociais a um risco grave. O degelo dos glaciais, a perda de biodiversidade marinha, alagamentos, extremos climáticos e desastres socioambientais.
Não se trata de discurso catastrofista, ou mudamos de rota ou saltamos em um abismo de incertezas. Refletir sobre o tema, construir saídas, mobilizar pessoas é cada vez mais uma tarefa urgente. Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – Ibase e Mandato Coletivo Flavio Serafini (PSOL) convidam para o debate “Mudanças Climáticas e Justiça Ambiental”. No dia 16 de junho, às 17:30 horas, no 6º andar do prédio anexo da ALERJ (Rua Dom Manoel, s/n – Praça XV)
No dia seguinte (17/06) faremos uma reunião de trabalho para pensar iniciativas concretas no Rio de Janeiro sobre o tema mudanças climáticas. Às 10 horas, no Ibase, à rua Rua Senador Dantas, 40, Centro.

Tradução »