Notícias

Juventudes e direito à informação em favelas e periferias são tema de live do Ibase

“De que maneira o acesso à informação e produção de conhecimento contribui para a luta de jovens moradores/as de favelas e periferias?”. Essa questão será tema do próximo debate realizado pelo Ibase em parceria com o Instituto Raízes em Movimento, dia 28 de setembro, às 18h, com transmissão pelo Facebook e Youtube.

O objetivo será apresentar os resultados da pesquisa Juventudes em Movimento, que se baseou na metodologia do Sistema de Indicadores de Cidadania – Incid, construída pelo Ibase. O Incid aplicado ao Complexo do Alemão resultou na elaboração de 77 indicadores que permitem uma análise sistêmica sobre a efetividade dos direitos humanos no território. Nesta experiência, ele foi construído em colaboração com jovens moradores/as de diferentes favelas do Complexo a partir de pesquisas-ação. A área pesquisada inclui as favelas Adeus, Alemão, Alvorada, Baiana, Fazendinha, Grota, Loteamento, Matinha, Mineiros, Nova Brasília, Palmeiras, Pedra do Sapo (Esperança) e Reservatório.

Participam do encontro Joice Lima, do Instituto Raízes em Movimento, que atuou como coordenadora de campo do Projeto Juventudes em Movimento; e os(as) jovens que participaram do projeto: Lucas Apóstolo, da Rede de Juventudes do Complexo do Alemão; Gizele Corner; e Ananda Trajano, do Coletivo Papo Reto. A mediação
será de Bianca Arruda, antropóloga e pesquisadora do Ibase.

Os(as) jovens apresentarão alguns dos indicadores construídos e falarão sobre o processo das pesquisas: obstáculos e descobertas nas consultas realizadas aos bancos de dados do Sistema de Estatísticas Públicas; a realização da pesquisa quantitativa que possibilitou que entrevistassem 1.903 moradores(as) do território; e o mapeamento das iniciativas da cidadania ativa local na luta por direitos. Joice, que foi coordenadora de campo do projeto, falará sobre a condução do projeto e os aprendizados ao longo do percurso. Ao final, propõe-se uma reflexão sobre a relevância da experiência para as lutas e engajamento de cada um(a).

Tradução »