Por Ibase,
O Ibase realizará na próxima terça-feira (08/12) às 18h o 3º Conversatório em 2015 sobre a Indústria Extrativa, dando sequência aos debates já realizados sobre mineração e fracking. Neste conversatório o tema será a situação do pré-sal na atual conjuntura política e econômica do país e contaremos com os seguintes convidados para enriquecer o debate: Carlos Martins, da Asibama/RJd e um dos técnicos que acompanha o licenciamento de petróleo e gás no pré-sal e  Cloviomar Cararine, do Dieese, que tem assessorado os sindicatos petroleiros e detém amplo conhecimento sobre o setor.
As previsões atuais dão conta de que o pré-sal pode conter aproximadamente 176 bilhões de barris de recursos não descobertos, o que impulsionaria significativamente a indústria do petróleo em nosso país nos próximos anos e investimentos em áreas sociais, como saúde e educação, advindos das participações governamentais, principalmente com os royalties. Entretanto, a atual conjuntura impõe um amplo debate sobre o uso desses recursos, sua relevância e necessidade. Agravado pela recente queda do preço internacional do petróleo, o caso de corrupção envolvendo a Petrobras, que já anunciou um novo plano de desinvestimentos, além dos recorrentes casos de vazamentos, acidentes, impactos às populações, meio ambiente e contribuição às mudanças climáticas.
Diante disso, o Ibase organiza esse conversatório e convida a todos e todas interessados/as em refletir e debater a temática!
Serviço:
Conversatório – O pré-sal na atual conjuntura política e econômica
Data: 08/12/2015
Horário: 18h
Local: Rua Senador Dantas, 40, 2º andar, Centro

Tradução »