Ibase organiza ateliê internacional sobre biocivilização

O Ibase vai realizar no Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 12 de agosto, o Ateliê Internacional “Biocivilização para a Sustentabilidade da Vida e do Planeta”. O evento faz parte da preparação para a Conferência Rio +20 e da celebração pelos 30 anos do Ibase.

Cada dia de atividade terá uma reflexão motivadora para ser debatida, partindo do tema central que dá nome ao ateliê. Biocivilização para a Sustentabilidade da Vida e do Planeta: Com que fundamentos filosóficos, éticos e políticas? Com que economia? Com que arquitetura do poder, do local ao mundial?

O ateliê contará com a participação de convidados nacionais e internacionais, todos representantes de entidades envolvidas no processo do Fórum Social Mundial. A ideia é alternar sessões de debate em grupo com sessões de debate coletivo. A Conferência da Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, de 4 a 6 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, é o desafio maior no horizonte.

O evento conta com ativa parceria política, desde a sua concepção, do Fórum por uma Nova Governança Mundial – FNGM, do Observatório Eurolatinoamericano sobre o Desenvolvimento Democrático e Social – EURALAT e do Grupo de Reflexão e Apoio ao Processo Fórum Social Mundial – GRAP.

Os documentos que serão utilizados como referência para os debates podem ser acessados abaixo.

Caminhos e descaminhos
Sete alavancas para a transição da economia para a oeconomia
Resgatar e valorizar outros pilares éticos: o bem viver
Propostas para uma nova governança mundial