Notícias

Encontro Latino-americano de Igrejas e Mineração

iglesias y mineria

Ana Redig
Jornalista no Ibase, editora da revista Trincheiras

A rede Iglesias y Minería reunirá, pela terceira vez na América Latina, religiosos, agentes de pastoral, movimentos sociais e líderes de comunidades afetadas pelos grandes projetos de mineração no continente. O encontro acontece em Bogotá, Colômbia, de 2 a 6 de setembro.
A antropóloga e diretora do Ibase, Moema Miranda participa do encontro, que reúne cerca de 45 líderes de 12 diferentes países. Os clamores das comunidades afetadas pela mineração serão trazidos à tona para que se possa refletir e analisar a respeito das causas e consequências dos conflitos do setor na América Latina. “Também aprofundaremos os aspectos da eco-teologia, e devemos trabalhar na definição de estratégias para o cuidado e defesa da Casa Comum”, disse Moema.
Para o sacerdote Dário Bossi, um dos mais ativos impulsionadores da rede, este terceiro encontro fortalece o trabalho colaborativo entre os integrantes da rede e as igrejas que estão empenhadas no “cuidado da Casa Comum”, como recomenda a encíclica do Papa Francisco. “A experiência nos mostra que estes encontros fortalecem a mística, a resistência e a busca de alternativas das comunidades que, nos mais diversos territórios, sofrem graves violações de seus direitos socioambientais e, em muitos casos, são até criminalizados por defenderem a vida”.
A Red Iglesias y Minería é um espaço ecumênico criado em 2013, formado por comunidades cristãs da América Latina, equipes pastorais, congregações religiosas, grupos de reflexão teológica, laicas, laicos, bispos e pastores que buscam responder aos desafios dos impactos e violações dos direitos socioambientais provocados pelas atividades mineiras nos territórios.
 

Tradução »