Notícias

Documentário denuncia operações da Vale

O lançamento será hoje, durante o evento da Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale
Da página do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração
O documentário Buraco do Rato, produzido pela equipe de comunicação do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração, tem como tema as denúncias feitas por André Almeida, ex­funcionário da Vale S.A., sobre o esquema fraudulento de espionagem de funcionários, terceirizados, jornalistas, governos e movimentos sociais.
A narrativa principal é focada na infiltração e espionagem nos movimentos sociais. Mas o tema é ampliado com as denúncias do financiamento da Vale no transporte de tropas na incidência do Massacre de Eldorado do Carajás, em 1996, que contabilizou 19 trabalhadores sem terra do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) assassinados brutalmente.
Tudo isso é narrado sob a ótica do poder de Estado que a Vale S.A. possui no país, usando subterfúgios da época da ditadura militar para resolver seus problemas sociais, econômicos e ambientais.
O documentário será lançado no evento da Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale, que na data estará lançando o Relatório de InSustenbilidade da Vale 2015.
O relatório reúne denúncias de irregularidades, violações de direitos e impactos socioambientais envolvendo a Vale em oitos países além do Brasil para mostrar a distância entre o discurso da responsabilidade socioambiental adotado pela empresa ao longo dos últimos anos e sua prática nos territórios onde opera.
Em 2012, através de uma ampla articulação, a Vale foi eleita a pior empresa do mundo em uma votação internacional.
Serviço:
16/04 – 18:30h
Sindicato dos Jornalistas Profissionais RJ
Rua Evaristo da Veiga, 16 ­ Centro
Após a exibição do filme haverá um pequeno Coquetel

Tradução »