Crédito: OKFN

Com informações da OKFN Brasil
Na próxima quinta-feira, 19 de abril, às 20h30, Rufus Pollock, da Open Knowledge Foundation, e Helen Darbishire, da Access Info, debatem sobre dados abertos e acesso à informação na Matilha Cultural, em São Paulo.
O Ibase publicou uma matéria sobre o lançamento do Open Data Hand Book, um guia gratuito e disponível em português, que ensina a utilizar o potencial dos dados abertos governamentais a favor do exercício da cidadania, do empoderamento social e da transparência de serviços públicos e privados.
Com a sanção da lei de acesso a informação pública no Brasil no final de 2011, após longos anos de debate e pressão da sociedade civil, instituições públicas de todas esferas estão começando a publicar seus dados em formato aberto. O objetivo do encontro é compartilhar o que de melhor está ocorrendo sobre esses temas no mundo e discutir como o Brasil pode avançar nas políticas de acesso a informações públicas. O debate será mediado pelo coordenador de comunidades da Open Knowledge Foundation no Brasil, Everton Zanella Alvarenga, e pelo coordenador de projetos do Artigo 19 no Brasil, Arthur Massuda.
Palestrantes
Rufus Pollock é co-fundador e diretor da Open Knowledge Foundation, e fellow da Shuttleworth Foundation, e associado do Centro para a Propriedade Intelectual e Direito da Informação na Universidade de Cambridge e membro da RSA. Ele trabalhou extensivamente como um estudioso e desenvolvedor nas questões sociais, legais e tecnológicas relacionadas à criação e compartilhamento de conhecimento e atuou como conselheiro oficial de dados abertos para vários governos.
Helen Darbishire é uma ativista dos direitos humanos especializada em direito público de acesso à informação (liberdade de informação), e o desenvolvimento de sociedades abertas e democráticas com governos participativos e transparentes. Helen é fundadora e diretora executiva da Access Info, fundada em 2006 para promover o direito de acesso à informação na Europa e pelo mundo. Tem trabalhado por mais de 20 anos como uma profissional dos direitos humanos, com focos em questões de liberdade de expressão e informação, liberdade de imprensa, desenvolvimento da sociedade civil e democratização.
Serviço
Debate dados abertos e acesso à informação
Matilha Cultural, Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo
19/04 (quita-feira), das 19h às 22h30 – debate começa às 20h30
Vagas limitas: 70 participantes
Inscrições pelo link http://tinyurl.com/rufus-helen ou no meetup.com
Entrada livre e gratuita.

Tradução »