Notícias

Cidade de Deus ganha primeiro banco comunitário do Rio

Da Agência Brasil


Cédula de 1 CDD. Foto: divulgação.

A Cidade de Deus, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro, ganhou hoje (15) o primeiro banco comunitário carioca. O banco vai operar com uma moeda social, o CDD, com valor equivalente ao do real. O objetivo é conquistar os consumidores, promovendo o desenvolvimento da comunidade, por meio do financiamento da produção de bens e serviços e do consumo no comércio na região.
Segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes, todos ganham com a chegada do banco à comunidade. “A riqueza gerada aqui permanecerá aqui. Os moradores da Cidade de Deus têm enorme potencial de produzir riquezas internamente, de negociar e usar o mercado do bairro. A moeda local vai viabilizar que essa riqueza permaneça aqui.”
As notas trazem estampadas imagens de pessoas de importância social na comunidade e também da Casa do Barão (da Taquara), que fica na Fazenda Olho D’Água.
Moradora da Cidade de Deus há 42 anos, Geralda Maria de Jesus, 84 anos, acha que a nova moeda beneficiará muitas pessoas, estimulando o consumo local. “Hoje a comunidade se sente acolhida pelo Poder Público”, disse Geralda Maria, que tem o rosto estampado na nota de 1 CDD.
O Banco Comunitário Cidade de Deus é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário. Com as moedas sociais, de 0,50 centavos, 1, 2, 5 e 10 CDDs, equivalentes a reais, os moradores terão até 10% de desconto no comércio local. Além disso, eles poderão ter acesso a linhas de crédito em reais para investir na produção e a empréstimos em moeda social para o consumo.

Comentário 1

  1. wagner
    26 de dezembro de 2012

    infelismente existen muitas pessoas desenformadas que não sabem que essas moedas existe e como não bastacem ainda ficam zombando das pessoas que a conhece. wagner / são luis do – ma

Não são permitidos comentários.

Tradução »