A diretora da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ e coordenadora do Pontão de Cultural Digital da ECO, Ivana Bentes, e o integrante do Transparência Hacker, Pedro Markun, dão sequência nesta terça-feira (16/08), às 18h, ao ciclo de conferências “Cidadania e…”, promovido pelo Ibase na Caixa Cultural Almirante Barroso, Rio de Janeiro.
Ivana e Markun falarão sobre “Cidadania e cultura digital”. O ciclo de conferências faz parte do evento Ibase 30, em comemoração aos 30 anos do Ibase.
Na sociedade digital emergente, temas como direitos autorais, democratização da comunicação, políticas públicas de acesso e garantias de liberdade tornam-se especialmente relevantes. Com a internet, novos atores ganham espaço e força para questionar os velhos padrões.
Ivana Bentes, além do trabalho na ECO e no Pontão, participou da organização do Fórum de Mídia Livre e é integrante de redes de ativismo, como a Rede Universidade Nômade. Também desenvolve projetos de pesquisa com apoio do CNpQ sobre Estéticas da Comunicação, Midiarte, Capitalismo Cognitivo, Periferias Globais e Cultura Digital.
O webativista Markun ficou conhecido por clonar o Blog do Planalto e assim torná-lo aberto a comentários. Ele estimula, no site e na lista THacker, a transparência e a participação cidadã.

Tradução »