Notícias

Rio tem Encontro Estadual de Mudanças Climáticas e Justiça Social

Por Ibase
Organizado pelo Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social, o Encontro Estadual do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social no Rio vai acontecer no dia 29 de abril, a partir das 9h, no auditório da Auditório da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fiocruz, no Rio de Janeiro.
O evento vai reunir organizações, movimentos, pesquisadores e demais interessados nas consequências socioambientais das mudanças climáticas, especialmente no contexto urbano. O encontro responde ao desafio de articular um movimento plural no estado, juntando diferentes grupos que já têm produzido iniciativas e conhecimentos a respeito da crise ambiental a partir de suas experiências de enfrentamento.
Participarão atingidos por desastres socioambientais e grandes empreendimentos, removidos, grupos que trabalham com agroecologia, movimentos mobilizados em torno de melhores condições de saneamento, coletivos de juventude popular e demais representantes das lutas contemporâneas por justiça socioambiental. A ideia é, nessa diversidade de práticas ativistas, encontrar ou fortalecer a identificação com a questão das mudanças climáticas e seus múltiplos pontos de desafio e de engajamento.
Na programação, a manhã será destinada a um painel onde falam o pesquisador de saúde ambiental e saúde do trabalhador da Fiocruz, Marcelo Firpo, a coordenadora de Justiça Socioambiental da Fundação Heinrich Böll, Maureen Santos, o representante do Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo da Baía de Guanabara, Yoshiharu Saito, a jornalista do blog Nova Ética Social/G1, Amelia Gonzalez, e o membro da Cáritas – DF e do Fórum Nacional de Mudanças Climáticas e Justiça Social, João Paulo Silva Couto, estimulando a discussão sobre perspectivas para as lutas socioambientais no RJ. Os palestrantes vão dialogar com questões enviadas pela platéia antes do evento (para enviar uma pergunta é só se inscrever aqui(Para participar do encontro é preciso fazer a inscrição).
Na parte da tarde, os participantes vão se organizar em grupos temáticos para discutir possibilidades de articulação e propostas para a edição regional do evento, prevista para junho desse ano.
O Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social é uma rede de organizações que busca contribuir com a formulação de políticas de proteção ao clima no Brasil, responsabilizando o poder público, além de produzir e difundir conhecimento sobre tema. Fazem parte entidades como Ibase, Fase, Cáritas, Koinonia, Iser, Movimento dos Pequenos Agricultores, CNBB, Comissão Pastoral da Terra, Monades, CDDH – Petrópolis, ENSP-FIOCRUZ, IFHEP-Campo Grande e Cese.
 
P  R  O  G  R   A  M  A  Ç  à O    
MANHÃ – 09  às  12hs
Boas Vindas!
09:30h – Conexões em torno do tema Mudançcas Climáticas e Justiça Social

  • João Paulo da Silva Couto – Cáritas/DF, FMCJS
  • Marcelo Firpo – pesquisador de saúde ambiental e saúde do trabalhador da Fiocruz
  • Maureen Santos – coordenadora de Justiça Socioambiental da Fundação Heinrich Böll
  • Yoshiharu Saito – Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo da Baía de Guanabara
  • Amélia Gonzalez – jornalista autora da página Nova Ética Social, no G1

Coord./Mediação: Simone Oliveira
12h – Debate
TARDE – 13:30 às 15:30h
13:30h – Informe Convergência Fé no Clima & Águas Sagradas
14h – Grupos de Trabalho

  • Identificar ações e lutas já em curso e estratégias de consolidação do Fórum no Rio de Janeiro.

Questões para os GT
1- Como construir um momento que tematize as Mudanças Climáticas no Rio de Janeiro?
2-   Como articular as lutas sociais por justiça ambiental em torno do tema das mudanças climáticas?
3- Quais as questões sensíveis para a mobilização?
4- Apontar formas de enfrentamento dessas questões.
5- Quem somos nós?
15:30h Propostas e encaminhamentos dos GTs para FMCJS – RJ e Regional
16:00h  – Plenária

  • Apresentação da Síntese dos GTs e construção de Agenda Mínima do FMCJS – RJ

     Coordenação da Plenária Final:  Moema Miranda e Aércio de Oliveira
17:00hEncerramento
 Serviço
O que: Encontro Estadual do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social no Rio
Onde: Auditório Ensp/Fiocruz – (Rua Leopoldo bulhões 1480 ou Av. Brasil 4365)
Quando: De 9h às 17h
Mais informações: fmcjsriodejaneiro@gmail.com

Tradução »