Notícias

Nota de Repúdio da REBRIP: Governo argentino revoga as credenciais da sociedade civil para a 11ª Conferência da OMC

De 10 a 13 de dezembro, a capital Argentina, Buenos Aires, recebe a XI Conferência Ministerial da OMC (MC-11), reunião bienal do órgão de tomada de decisões mais importante da organização. No entanto,  membros da Rebrip – Rede Brasileira pela Integração dos Povos, e de outras entidades da sociedade civil, já inscritos para participar do encontro, tiveram suas credenciais revogadas pelo Governo Argentino. Em nota, a Assessoria de Comunicação da Organização Mundial do Comércio apenas informa sobre o fato e não diz o motivo da revogação.
A partir da negativa de participação por parte do Governo Argentino, a Rebrip, rede da qual o Ibase faz parte, divulgou uma nota de repúdio. 

 

A partir de um comunicado oficial emitido no último dia 29/11, a Assessoria de Comunicação da Organização Mundial do Comércio informou a dezenas de participantes e organizações de todo o mundo – já inscritos para a Conferência da OMC, que será realizada entre os dias 10-13 de Dezembro em Buenos Aires – que por motivos não informados o governo argentino revogou suas credenciais para a participação na reunião. A situação fica ainda mais grave uma vez que o governo argentino informou a estes participantes que eles sequer devem tentar entrar no país.
Segundo trecho da nota official: “We therefore discourage you from travelling to Argentina so as to avoid being turned away upon entry into the country.” (Em tradução livre: Nós desencorajamos você de ir viajar para a Argentina para evitar que sua entrada seja negada no momento que você chegar ao país).
Toda a delegação da REBRIP foi impugnada do evento, apesar de termos participado de diversas outras Cúpulas Ministeriais da OMC nos últimos anos. Agora nos somamos aos protestos das organizações da sociedade civil em todo o mundo, e estamos nos articulando para tentar reverter o quadro. Ao longo dos próximos dias informaremos a evolução do processo.

Tradução »