Livro analisa políticas públicas de juventude no Brasil

Na segunda-feira, 23, aconteceu o lançamento do livro Juventude em pauta: políticas públicas no Brasil. Composta por 23 artigos, a publicação faz um balanço da agenda de políticas dirigidas aos jovens no Brasil, do ponto de vista de pesquisadores, de jovens militantes de diferentes movimentos sociais e de gestores públicos.

Especialista em juventude, políticas públicas e participação, a pesquisadora do Ibase Patrícia Lânes é autora de um dos artigos publicados no livro. Organizado por Maria Virgínia de Freitas e Fernanda de Carvalho Papa, a obra é fruto do Seminário Políticas Públicas: juventude em pauta, realizado em São Paulo, em dezembro de 2010, com apoio do Ibase.

No artigo de sua autoria, Patrícia Lânes avalia a participação da juventude nas políticas públicas: “A publicação cumpre a importante função de fazer um balanço dos últimos anos de políticas públicas em âmbito nacional trazendo reflexões de fundo e apontando desafios e alternativas”, sintetiza.

A publicação é resultado da parceria entre a Ação Educativa, a Fundação Friedrich Ebert e a Editora Peirópolis e teve o apoio do Instituto Pólis, o Observatório Jovem da UFF, o Observatório da Juventude da UFMG, o Núcleo de Análises em Políticas Públicas da UFRRJ, o Instituto Paulista da Juventude, a Fundação Avina e a Norwegian Church Aid (NCA), além do Ibase.