Por Ibase


Em 1996, quando o Rio de Janeiro se candidatou a sediar pela primeira vez as Olimpíadas, o Ibase propôs que a realização do megaevento Olimpíadas fosse acompanhada de uma “Agenda Social” com cinco metas (uma meta para cada arco olímpico), então definidas por Betinho. O Rio não foi então escolhido pelo Comitê Olímpico, mas a Agenda Social teve grande adesão da sociedade civil, governos e empresários e repercutiu pelos anos seguintes. Vinte anos depois, queremos revisitar o debate sobre o legado social das Olimpíadas para a cidade.

Às vésperas de completar 20 anos, o Ibase propõe que seja feita uma reflexão acerca de uma das metas propostas por Betinho em sua Agenda Social: “Todas as favelas urbanizadas e integradas à cidade”. Nosso objetivo é discutir, à luz desta meta, as áreas de Mobilidade, Segurança Pública e Moradia na cidade. Em parceria com o departamento de Desenvolvimento Urbano da Universidade de Londres (Development Planning Unit – DPU/ UCL), realizaremos, hoje, uma primeira atividade que será composta de entrevistas com moradores da cidade e das favelas, de representantes de movimentos sociais e de governo, realizadas pelas equipes e também por jovens voluntários e uma oficina. A intenção é que as entrevistas e o encontro nos ajudem a desenhar uma agenda de atuação e a dinamizar uma reflexão sobre avanços, retrocessos e desafios ocorridos nos últimos 20 anos e propostas para o futuro em torno do tema “favelas urbanizadas e integradas à cidade”.
Desde hoje de manhã, Alexandre Frediano e Alexander Macfalarne, da Universidade de Londres, estão reunidos com profissionasi do Ibase e jovens de três favelas da cidade: Renan e Luiz Henrique Souza, do Morro do Borel; João Batista, Morro da Providência; e Carlso Vinícius Fellipesen, também do Morro da Providência. Eles já fizeram uma reflexão sobre os temas que consideram importantes de serem abordados ao longo desta iniciativa comum. A tarde, trabalharão em cima de um story-board para um vídeo, a ser feito pelos jovens.
Tradução »