do Canal Ibase
O Grupo de Reflexão e Apoio ao Processo Fórum Social Mundial (Grap) lançou neste sábado no Rio de Janeiro a publicação “Outro futuro é possível“. O Ibase faz parte do Grap. Abaixo, um depoimento de José Correa, coordenador do grupo:
O texto é o resultado da edição de documentos produzidos por mais de duas dezenas de grupos de trabalho temáticos que se organizaram no processo do Fórum Social Temático: Crise Capitalista, Justiça social e Ambiental. O Fórum ocorreu em janeiro, em Porto Alegre, mas os grupos continuaram a debater e formular numa plataforma digital aberta. Um seminário de representantes dos Grupos Temáticos, realizado no Rio de Janeiro, em 9 e 10 de maio, produziu novas sínteses e definiu a estrutura final do texto.
“Outro futuro é possível” confronta diretamente a tese central que vem sendo construída pelas corporações e grandes governos do mundo no processo da ONU: seria necessário transitarmos para uma economia verde em que se passaria a comercializar um pagamento por todas os “serviços ambientais” prestados pela natureza – da absorção do carbono à polinização das colheitas, da purificação da água à preservação das florestas –, desde que tudo isso seja privatizado! Coerentemente contesta também a necessidade de se fortalecer os órgãos que impulsionariam a “transição” para esta “economia verde”.
Mas estes são apenas alguns pontos de uma publicação que tem 23 capítulos tratando dos mais variados temas.
O documento pode ser baixado aqui.

Tradução »