Notícias

Ambientalistas estarão reunidos nesta segunda para tratar da COP 21

Por Ibase
O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas fará uma reunião nesta segunda-feira. O Ibase, que integra o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, reproduz abaixo a convocação:
“Prezados Membros do FBMC;
O Papa Francisco na Carta Encíclica Laudato Si, convida a espécie humana a buscar um desenvolvimento que seja sustentável. O documento aponta ser urgente o estabelecimento de um diálogo planetário sobre o modo como estamos avançando sobre o planeta, conclamando os povos e suas lideranças a se comprometerem, assumirem e implementarem ações que protejam o planeta, controlando as emissões de gases que intensificam o efeito estufa.
“Há um consenso científico muito consistente, indicando que estamos perante um preocupante aquecimento do sistema climático. Nas últimas décadas, este aquecimento foi acompanhado por uma elevação constante do nível do mar, sendo difícil não o relacionar ainda com o aumento de acontecimentos meteorológicos extremos, embora não se possa atribuir uma causa cientificamente determinada a cada fenómeno particular. A humanidade é chamada a tomar consciência da necessidade de mudanças de estilos de vida, de produção e de consumo, para combater este aquecimento ou, pelo menos, as causas humanas que o produzem ou acentuam. É verdade que há outros fatores (tais como o vulcanismo, as variações da órbita e do eixo terrestre, o ciclo solar), mas numerosos estudos científicos indicam que a maior parte do aquecimento global das últimas décadas é devida à alta concentração de gases com efeito de estufa (anidrido carbónico, metano, óxido de azoto, e outros) emitidos sobretudo por causa da atividade humana (Carta Encíclica Laudato Si).”
Nesse contexto, e considerando a proximidade 21a Conferência do Clima (COP-21, em Paris, a Secretaria Executiva do FBMC, em atividade conjunta com o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, vinculado as Pastorais Sociais da CNBB, tem o prazer em convidá-lo para a reunião do FBMC a ser realizada no dia 05/10/2015, no período de 14:00h às 17:00h, no auditório Centro de Gestão Tecnológica (CGTEC-CT2), Rua Moniz Aragão Nº 360, Bloco 1,Ilha do Fundão – Cidade Universitária, Rio de Janeiro.
A Reunião tem por objetivo promover a discussão referente a Carta Encíclica Laudato Si e suas conexões com as 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP21 – Paris).”
Luiz Pinguelli Rosa
Secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas
Ivo Poletto
Assessor do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social
 
 

Tradução »