ATO CONTRA AUMENTO DA TARIFA – RIO DE JANEIRO

“Se a tarifa não baixar, o Rio vai parar!”
Este grito tomou a Câmara Municipal na Cinelândia e logo depois as avenidas do centro do Rio de Janeiro.

Na última sexta-feira (9), foi possível ouvir novamente pelas avenidas centrais, os gritos que entoaram as manifestações de 2013. “Se a tarifa não baixar, o Rio vai parar!”, “Bate na palma da mão, contra o aumento do busão!”, e a clássica chamada para mais pessoas irem as ruas, “Vem, vem, vem para rua, vem, contra o aumento!”. Isso aconteceu logo após um novo aumento no valor da tarifa do transporte público. Pegar ônibus para ir ao trabalho, a escola ou simplesmente para o lazer, ficou mais caro em 2015 no município do Rio de Janeiro, como em outras cidades pelo Brasil. Após decisão da prefeitura, oficializada com a publicação do decreto 39707, de 30 de dezembro de 2014, no qual autoriza o reajuste de mais de 13%, os ônibus municipais passam a ter a tarifa no valor de R$ 3,40, e o reajuste chegará ainda ao bolso dos usuários das Barcas, Metrô e Trens da SuperVia.

Antes mesmo do anúncio oficial, já havia indícios de que haveria o aumento da passagem neste ano. Por conta disso, o Movimento do Passe Livre – MPL e outros coletivos e grupos organizados junto a sociedade civil, estão realizando encontros e atividades desde dezembro do ano passado para debater a situação. Foi organizado o primeiro ato para denunciar essa situação à toda a população, no dia 22 de dezembro, aproximadamente 70 pessoas caminharam da Fetranspor até a Central do Brasil, com faixas, cartazes, panfletos. Além disso, outros encontros foram organizados no largo do São Francisco, perto do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – IFCS.

O último ato organizado levou aproximadamente 5 mil pessoas para as ruas. A multidão se organizou em frente a Câmara Municipal, e realizaram uma assembleia popular para escolher o caminho a ser percorrido durante a manifestação. Assim saíram da Cinelândia e seguiram pela avenida Primeiro de Março, passando pela Candelária e ocupando as faixas da av. Presidente Vargas, até chegar a estação Central do Brasil – leia mais:http://www.canalibase.org.br/a-tarifa

Produção: CANAL IBASE – http://www.canalibase.org.br
Matéria: Caio Oliveira
Imagens/Áudio: Caio Oliveira
Edição/Finalização: Caio Oliveira