Chegou! Trincheiras #6

Já está disponível, em versões PDF e ePub, a sexta edição da Trincheiras, revista de cidadania ativa do Ibase. Em pauta, o olhar crítico para o desmanche da democracia que tem sido realizado pelo governo de Michel Temer.

Diante de um cenário nada animador, Luciana Fernanda Silva, mulher, negra, candoblecista, estudante, professora e militante, traz um olhar otimista e fala, em entrevista, sobre sua trajetória, além de fazer uma reflexão sobre a luta para que os direitos conquistados pela população negra não sejam perdidos. Ainda sobre pessoas e personalidades, Juliana Malerba, assessora nacional da ONG Fase e membro da Rede Brasileira de Justiça Ambiental, traça um perfil de Jean Pierre Leroy, filósofo, socioambientalista e educador popular.

Outros quatro artigos promovem o debate sobre a divida pública, a Previdência Social, o desmonte da Empresa Brasil de Comunicação e a MP 759, hoje já com caráter de lei. E se a pauta é o desmanche da democracia, nada melhor do que trazer a memória sobre a aprovação da Constituição de 1988, a chamada Constituição Cidadã. O texto, de Maria Helena Versiani, pesquisadora do Museu da República do Rio de Janeiro e doutora em História, Política e Bens Culturais pela FGV, foi inicialmente publicado na revista Democracia Viva, também do Ibase.

Dentro da análise da conjuntura nacional, a historiadora e mestre em Relações Internacionais pela PUC-RJ, Fátima Melo, traz um artigo sobre os riscos e incertezas do Brasil de Michel Temer num mundo em que Donald Trump é um dos homens mais poderosos. Rita Corrêa Brandão, diretora do Ibase, analisa os indicadores de cidadania e mostra como está cada vez mais precário o acesso ao trabalho e à renda. No editorial, Cândido Grzybowski fala sobre a situação brasileira diante dos retrocessos causados pelo atual governo.

Trincheiras #6 – versão PDF

Trincheiras #6 – versão ePub

Outras edições