O número 3 de Trincheiras já está no ar

Trincheiras, a revista de cidadania ativa do Ibase chega à sua terceira edição provocando o Debate sobre a situação da América do Sul em meio à crise mundial. Quatro brilhantes sociólogos de diferentes nacionalidades abordam diferentes cenários e pontos de vista sobre o assunto.

Nosso Betinho, que teria feito 80 anos no dia 3 de novembro, é o personagem do Perfil. A combativa Luciene Lacerda conta sua trajetória na Entrevista desta edição. Mesmo fora do Brasil, ela vem apoiando a Marcha das Mulheres Negras e diz que sempre estará presente nas lutas e questões de etnia e gênero.

Avaliando a Conjuntura Nacional, o pesquisador do Ibase Francisco Menezes questiona uma nova agenda que garanta o acesso a serviços de qualidade e para todas e todos.

A Reportagem desta edição aborda a falta de mobilidade urbana como um fator de bloqueio ao acesso a direitos como estudar e até namorar. Cidade “ainda” partida conta a saga de quem precisou mudar de bairro para estudar, por falta de ônibus.

A violência desenfreada sobre a população pobre e negra, de triste Memória, foi destaque de um recente relatório da ONU e inspiração para Rio pra quem?.  O texto relembra casos como as Chacinas de Acari e da Candelária e mostra que, infelizmente, pouca coisa mudou, mesmo nas comunidades em que foram instaladas Unidades de Polícia Pacificadora.

A seção Indicadores de Cidadania aborda os Bens Comuns, como as sementes, a água e a terra, que hoje vemos desgraçadamente enlameadas pelo descaso privado e omissão pública.

É claro que Claudius Ceccon está super em dia com os acontecimentos de Brasília, mas sobre a Charge não vamos adiantar nada. Afinal, uma imagem diz mais do que mil palavras.

Escolha entre os arquivos ePub (para iBooks) e PDF e aproveite a sua Trincheiras!

Download da Revista Trincheiras número 3 (ePub 19.95 Mb)

Download da Revista Trincheiras número 3 (PDF 14.1 Mb)