A revista Trincheiras está no ar

Hoje é o Dia Mundial da Água. Não poderia haver data mais adequada para lançarmos a quarta edição da revista Trincheiras. É exatamente esse o nosso tema central: a água como um bem comum que vem sendo negado como direito, como está abordado na seção Indicadores de Cidadania. Em Debates, principal seção da revista, três especialistas – Cristiana Losekann, Altair Sales Barbosa e Arthur Soffiati – analisam os rios Doce, Paraíba do Sul e São Francisco e não trazem boas notícias. Em Memória lembramos das épocas de racionamento, dos anos de ouro da energia elétrica do país e de seu desmonte com a privatização, nos anos 1990.

Para além das águas, o professor Cunca Bocayuva mostra, em um artigo brilhante, como a espetacularização da política, especialmente na mídia, cria uma cortina de fumaça que nos dificulta enxergar as reais questões da política e do país. No Editorial, o diretor e sociólogo Cândido Grzybowski fala sobre os 35 anos de ativismo cidadão no Ibase, comemorado este ano, e defende a volta às bases, criando resistências e se preparando para alimentar nossa democracia.

No Perfil, a comunicadora popular Gizele Martins,conta como vem transformando a indignação em mola propulsora para sua militância. O cineasta Silvio Tendler conta um pouco de sua carreira de ativismo na Entrevista ao diretor do Ibase Cândido Gryzbowski e à coordenadora de Comunicação Martha Neiva Moreira.

Muito mais na Revista Trincheiras. Baixe aqui:

Revista Trincheiras #4 (versão ePub | 21 Mb)

Revista Trincheiras #4 (versão PDF | 17,4 Mb)