Equipe Técnica

Coordenação

Antônia Rodrigues

Coordenadora

Pedagoga, graduada pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduada em Especialização em Gerenciamento de Gestão de Projetos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente coordena a Secretaria Geral e a área de Relações Institucionais do Ibase, acompanhando projetos, convênios, contratos e relações com parceiros. Experiência em articulação entre os projetos, iniciativas e núcleos no fluxo constante de comunicação entre as equipes.

Foto: Ana Redig

Francisco Menezes

Coordenador

Economista, mestre em Desenvolvimento Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pesquisador do Ibase desde 1989 e diretor de 2002 a 2012. Foi presidente do Coordenou o Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar de 1998 a 2004 e foi presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), de 2004 a 2007. Presidiu a III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em julho de 2007. Coordenou a pesquisa Repercussões do Programa Bolsa-Família na Segurança Alimentar dos seus Beneficiados, realizada entre janeiro de 2006 e junho de 2008. Coordena o projeto Pobreza e Desigualdade – acompanhar e incidir sobre políticas públicas de erradicação de extrema pobreza, que integra a área de incidência Universalização de Políticas Públicas e Direitos.

Foto: Ana Redig

Manuel Gomes Alves

Coordenador

Graduado em Contabilidade pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior. Desde 1991 atua em coordenações e supervisões de instituições do Terceiro Setor, nas áreas contábil, controladoria, financeira e de gerenciamento de pessoal.

Coordenador do setor de Gestão de Pessoas e Recursos do Ibase, sendo responsável pelas atividades administrativas, financeiras, gerenciais e de contabilidade, tais como: elaboração de demonstrações contábeis, produção e acompanhamento do fluxo de caixa, relatórios financeiros gerenciais, execução e controle orçamentário. Supervisão das atividades e práticas das rotinas de pessoal.

Foto: Ana Redig

Maria Elena Rodriguez

Coordenadora

Graduada em Direito, pela Universidad de Antioquia, Colômbia e mestre em Direito ao Desenvolvimento pela Université de Génève, Suíça. Atualmente é doutoranda em Sociologia no Iesp-Uerj, trabalhando o tema Direito e Sociedade. Pesquisadora nos temas direitos sociais, direitos humanos, direitos constitucionais, acesso à justiça, ativismo judicial e exigibilidade de direitos, no Brasil e na Colômbia. Larga experiência junto à sociedade civil organizada na área da interação entre direitos sociais e políticas públicas, com especial atenção para a advocacia dos direitos fundamentais e a educação em direitos humanos. Desde 2012, coordena os projetos BNDES – Contribuição para a Consolidação de Espaços de Participação Social, Mineração em Debate: consolidando um campo pós-extrativista no Brasil e Contribuição para a consolidação de espaços de participação social na atuação do BNDES, todos na área de incidência Disputa por outro Desenvolvimento.

Foto: Martha Neiva Moreira

 

Nahyda Franca Von Der Weid

Coordenadora

Educadora, mestre em educação rural pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Pesquisadora do Ibase desde 1999, com especialização nas temáticas direito à cidade, educação ambiental, participação, mobilização comunitária, gestão compartilhada e desenvolvimento territorial, tendo coordenados vários projetos. Possui experiência no treinamento de técnicos e na elaboração de metodologias e material paradidático em assuntos de educação, educação ambiental, fortalecimento da gestão participativa de Conselhos de Unidades de Conservação (Parques Nacionais e Reservas Extrativistas da Amazônia), desenvolvimento local e cidadania.

Foto: Ana Redig

Rita Correa Brandão

Coordenadora

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UERJ. Experiência em gerenciamento, coordenação e execução técnica de programas e projetos sociais na área pública, empresas privadas e ONGs. Experiência em projetos de desenvolvimento local, diagnósticos sociais com metodologias de construção participativa (DRP); organização e monitoramento de fóruns comunitários de discussão, elaboração participativa de planos de ação de desenvolvimento local. Na área da Assistência Social, prática em discussão e implementação da LOAS. Experiência em consultoria na área social, em Pesquisa e Extensão Universitária; experiência em trabalho interdisciplinar e no atendimento a crianças e adolescentes, visitas domiciliares e encaminhamento a programas. Desde 2013 coordena o projeto Indicadores de Cidadania – A cidadania e a sustentabilidade socioambiental na área de influência do Comperj, que integra a área de incidência Cidades, Territórios, Justiça Socioambiental e Cidadania.

Foto: Martha Neiva Moreira

Sandra Plaisant Jouan

Coordenadora

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua no gerenciamento, coordenação, formulação, supervisão, acompanhamento, monitoramento e avaliação técnica de projetos sócias e pesquisas socioambientais. Desde 2010 coordena os projetos Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Conjunto Habitacional Valdariosa e Socioambiental, Subestação Jacarepaguá I, Santa Cruz, ambos na área de incidência Cidades, Territórios, Justiça Socioambiental e Cidadania do Ibase.

Foto: Ana Redig

Secretaria Geral

Antonia Rodrigues (coordenadora)
Iris Patricia

Gestão de Pessoas e Finanças

Manuel Gomes Alves (coordenador)
Giselle Vitoria
Manuel Gomes Alves
Raimundo Dumas
Rodrigo Soares
Thaisa Bernardino Feitosa Marques

Comunicação Social

Pedro Martins Coelho

Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas
Rua Senador Dantas, 40 - 2º andar - Centro - Rio de Janeiro · Telefone: + 55 (21) 3528-3535
Voltar para o Topo
Share This