Legado de Betinho é lembrado em campanha

O Ibase lança hoje em suas redes sociais a campanha “Na hora do voto, escolha a democracia”. A ideia é usar imagens e frases do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, para estimular o debate sobre a importância da participação cidadã no futuro do país. “Betinho é uma das figuras mais reconhecidas da redemocratização do Brasil, alguém que lutou para que pudéssemos ter eleições diretas. Nós do Ibase temos a obrigação de manter esse legado vivo” – explica o diretor da ONG, Athayde Motta.

A iniciativa tem como objetivo valorizar a conquista da democracia e mostrar que o momento eleitoral exige um engajamento de todo(as) contra qualquer tipo de ameaça como o fascismo ou totalitarismo. “A pior democracia é melhor que qualquer ditadura” – sintetiza Cândido Grzybowski, sociólogo e assessor do Ibase.

Para Rita Correa Brandão, também diretora da ONG, atuar por meio de campanhas está no DNA da instituição, que tem na sua história a emblemática Ação da Cidadania contra a Miséria, a fome e pela Vida. “Hoje, as formas de atuar são outras, as campanhas são virtuais, mas o engajamento que se busca das pessoas é o mesmo. O que queremos é que nos ajudem a compartilhar as reflexões que Betinho nos deixou e que, a partir daí, cada pessoa se sinta motivada a exercer sua cidadania” – explicou a diretora.

Bianca Arruda, pesquisadora do Ibase, junto de uma das fotos de Betinho que estão expostas na instituição.

A campanha é composta de 15 cards, que serão postados no período de 27 de setembro  a 07 de outubro. Para participar e compartilhar, basta acessar as mídias sociais do Ibase (Facebook, Twitter e Instagram).  A hashtag #comodiziaBetinho foi escolhida como parte da iniciativa.

Você também pode usar o filtro twibbon e colocar a marca da campanha em seu perfil nas redes sociais.  Quem quiser, também pode vir pessoalmente ao Ibase e tirar uma foto diante dos inúmeros quadros, cartazes e fotografias que eternizaram o “irmão do Henfil”. Interessados(as) podem entrar em contato pelo emaill comunicacao@ibase.br