O livro O Brasil de Betinho marca os 15 anos da morte de Herbert José de Souza, o Betinho, completados em 2012. O fundador da Ação Popular, o exilado político, o criador do Ibase, o coordenador da Campanha contra a Fome, o ativista da aids, o sociólogo Betinho testemunhou e participou de momentos marcantes da história recente do Brasil. O livro, disponível de forma integral e gratuita neste site, reúne pensamentos, tiradas, falas de Betinho sobre eventos ocorridos do seu nascimento, em 3 de novembro de 1935, até a sua morte, aos 61 anos, em 9 de agosto de 97. Fotografias, ilustrações, reproduções de documentos são parte destacada deste mosaico. Na composição entre imagens e citações, O Brasil de Betinho propicia a contemplação e o passeio históricos.
Nos nove capítulos do livro, Betinho fala da Revolta Comunista de 1935, ocorrida no mês em que ele nasceu, da sua infância, da militância política católica, da União Nacional dos Estudantes (UNE), dos governos de Getúlio Vargas, JK, Jânio Quadros e João Goulart, do golpe de 1964, do regime militar, do combate à ditadura, da clandestinidade, do exílio, da redemocratização, da ascensão e da derrocada de Fernando Collor, do Ibase, da Campanha contra a Fome, da Presidência de Fernando Henrique Cardoso, da tragédia da aids e da luta contra a doença. Quatro vídeos, também aqui disponíveis, fazem parte da publicação: O dia da cura, um curta de ficção sobre a aids, em que Betinho faz participação especial, Super-Betinho, em que o próprio é entrevistado, e dois filmes da Ação da Cidadania, um deles com o depoimento do sociólogo.
Bem-vindos ao Brasil de Betinho. Boa leitura. Boa viagem.
Por meio da imagem abaixo, é possível ver e fazer o download do livro. Caso não consiga fazer o download por meio do Issuu, clique aqui.
Em construção.